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Ciências da Natureza – Eclipses e fases da Lua

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


ECLIPSES E FASES DA LUA

Conhecer as fases da Lua e os eclipses nos ajuda a entender melhor o nosso lugar no universo, e também na Terra. Desde os tempos mais remotos, a espécie humana observa o céu, os astros. E, baseado no que vê ali, planeja seu dia a dia, rotas e rotina. O Universo nos fascina, mas também faz parte de nossas vidas – e não é misticamente falando, embora haja pessoas que se guiem assim. Afinal, não é por acaso que o nosso ano tem 365 dias e o mês, 30.

As fases da Lua, que observamos regularmente, são uma manifestação da interação entre tal astro, a Terra e o Sol. A Terra e a Lua giram em torno do Sol, mas a Lua também gira ao redor da Terra, em um movimento chamado revolução. À medida que a Lua se move, sua posição em relação ao Sol e à Terra muda, estando mais ou menos iluminada.

Na Lua Nova, ela está entre a Terra e o Sol. Como sua face iluminada está voltada para o Sol, ela não é visível da Terra.

Em relação à Lua Crescente, parte de sua face iluminada se torna visível da Terra, inclusive no período da tarde. Ao olharmos para o céu, ela nos lembra uma “letra C”. Porém, essa “dica” só vale para quem visualiza a Lua abaixo da linha do Equador, como nós, que estamos no Estado de Goiás.

Já a Lua Cheia ocorre quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol. Assim, a sua face completamente iluminada é visível, nos encantando aqui da Terra.

Finalmente, a Lua Minguante ocorre quando a sua parte iluminada começa a diminuir. Ela pode ser visível pela manhã.

Quanto aos eclipses, podemos afirmar que são eventos notáveis ​​que ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham de maneira específica. No eclipse solar, a Lua entre a Terra e o Sol, havendo. Assim, há o bloqueio do Sol para quem observa aqui da Terra. No eclipse lunar, por sua vez, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre a Lua. A Lua, então, entra na sombra da Terra e pode adquirir uma tonalidade avermelhada, conhecida como “Lua de Sangue”.

A “Lua de Sangue” não deve ser confundida com a “Super Lua”, que ocorre quando ela está em seu ponto mais próximo da Terra, em sua órbita elíptica. Isso faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu, criando uma visão espetacular.

Vamos observar o céu?

QUESTÃO 1

Muitos povos se guiavam a partir da observação dos astros. A translação terrestre, por exemplo, tem duração de um pouco mais de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos – o que corresponde a aproximadamente um ano do nosso calendário. Nesse sentido, responda: por que a semana tem 7 dias?


Observe o desenho esquemático a seguir. A análise será necessária para responder às questões 2 e 3.

Imagem 1. IMPERIAL, Jamela. Simple geometric phases of the moon diagram. Canva. Download em 18/09/2023.

QUESTÃO 2

A imagem 1 representa as fases da Lua, que ocorrem devido ao movimento de

(A) rotação da Terra.

(B) translação terrestre.

(C) revolução da Lua.

(D) translação da Lua.

QUESTÃO 3

De acordo com as informações indicadas pela imagem 1, podemos afirmar que em

(A) A temos a representação da Lua Nova.

(B) C, há a representação da Lua Minguante.

(C) E, temos a Lua em quarto crescente.

(D) G, há a representação da Lua cheia.


Observe atentamente os dois desenhos esquemáticos a seguir para responder ás questões 4 e 5.

Imagem 3. IMPERIAL, Jamela. Eclipse Diagram. Canva. Download em 18/09/2023.
Imagem 4. IMPERIAL, Jamela. Eclipse Diagram. Canva. Download em 18/09/2023.

QUESTÃO 4

Sobre os esquemas analisados, podemos considerar correto que a imagem

(A) 3 representa uma Superlua.

(B) 4 representa um eclipse lunar.

(C) 3 retrata a fase de Lua cheia.

(D) 4 representa um eclipse solar.

QUESTÃO 5

Ao observar um desses dois fenômenos, representados nas imagens 3 e 4, é importante que haja bastante cuidado com os olhos. Em qual deles? Por qual motivo? Como podemos proceder para que não tenhamos danos em relação a isso?

QUESTÃO 6

Você certamente já ouviu falar sobre a “Lua de sangue”, não é mesmo? Observe uma imagem que a retrata:

Imagem 5. CC0 Domínio público. Lua de sangue. PxHere. Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/552391. Acesso em 18/09/2023.

Como é possível que nosso satélite natural se apresentar dessa maneira, para quem observa a Lua da Terra? Qual é o nome atribuído, pela ciência, a esse evento natural?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

Como sabemos, a Lua é o satélite natural da Terra. Há outras “luas” por aí? Há planetas sem satélites naturais? No vídeo da professora Mariana Araguaia, você saberá se os demais planetas do Sistemas Solar têm companhia!

Canal Mariana Araguaia. Satélites naturais. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em set. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023.
______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 31/08/2023.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.