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Ciências da Natureza – Mendel e a hereditariedade

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. CASOTTI, Letícia F. Heredograma do cromossomo Y. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Heredograma_do_cromossomo_Y.jpg>. Acesso em 01/02/2024.

MENDEL E A HEREDITARIEDADE

Você já ouviu o ditado “filho de peixe, peixinho é”? Em Ciências, ele faz todo sentido, já que diversas características de um indivíduo têm origem hereditária – ou seja: vêm dos pais para os filhos. Na reprodução assexuada, a tendência é que a prole seja geneticamente igual ao genitor. Já na reprodução sexuada, o indivíduo recebe metade da herança genética no gameta paterno (espermatozoide) e a outra metade, do gameta feminino (ovócito).

Quando falamos de hereditariedade, é muito importante mencionar o trabalho pioneiro de Gregor Mendel: um monge agostiniano do século XIX, considerado “o pai da genética moderna”. Suas pesquisas desenvolvidas a partir do cruzamento de ervilhas com diferentes características, forneceram informações preciosas acerca dos mecanismos relacionados a esse tema.

Mendel identificou a existência de “fatores hereditários”, que hoje chamamos de genes. Ele observou que esses fatores não se misturam de maneira indefinida entre as gerações. Durante a meiose (processo de divisão das células que dá origem aos gametas), os pares de fatores hereditários segregam-se de forma aleatória, de forma com que cada gameta recebe apenas um alelo de cada par. Alelos são variantes de um gene específico. Gene é uma sequência de DNA que contém as instruções para produzir uma determinada característica ou traço em um organismo.

Quando ocorre a fecundação, ou seja, a união de um gameta masculino com um gameta feminino, os alelos dos fatores hereditários se combinam, formando o genótipo do indivíduo resultante.

As leis de Mendel são aplicáveis não apenas a ervilhas, mas a uma variedade de organismos. Por exemplo, o gene que determina a cor dos olhos em humanos contém informações sobre como produzir pigmentos que resultam em diferentes cores de olhos, como azul, castanho ou verde. Ao estudar a cor da pelagem em ratos, pode-se também observar a segregação dos alelos responsáveis por essa característica.

Esse princípio da segregação é crucial para entender como as características são transmitidas dos pais para os filhos. Ao prever a probabilidade de uma determinada característica manifestar-se em uma descendência, é essencial aplicar as regras da segregação e da combinação aleatória dos alelos.

Além disso, os princípios mendelianos têm implicações significativas em áreas como a agricultura e a medicina. Na agricultura, o conhecimento sobre hereditariedade é utilizado para melhorar características desejáveis em plantas cultivadas, através de técnicas como a seleção artificial. Na medicina, a compreensão da herança genética é essencial para diagnosticar e tratar uma variedade de doenças genéticas.

QUESTÃO 1

Analise o heredograma que acompanha o texto “Mendel e a Hereditariedade” (imagem 1). Sobre as informações apresentadas por ele, podemos afirmar que

(A) o quadrado representa uma pessoa do sexo feminino.
(B) o círculo representa um indivíduo do sexo masculino.
(C) o primeiro casal possui cinco filhos e quatro netos.
(D) a cor laranja representa uma característica hereditária.



Leia o card a seguir para responder às questões 2 e 3.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Gregor Mendel. Canva. Criado em 01/03/2024.


QUESTÃO 2

O que são genes dominantes e recessivos? Ao explicar, utilize como exemplo a cor branca e a cor roxa das flores das ervilheiras.

QUESTÃO 3

Maria Firmina e José são pais de Josias. Com Marina, Josias se tornou pai da Maria Cecília. No exemplo dado, podemos afirmar corretamente que

(A) Marina e Josias são progenitores de Maria Cecília.

(B) Maria Firmina e José são a geração filial da família.

(C) Maria Cecília corresponde à segunda geração filial.

(D) todas as informações das frases acima são incorretas.

QUESTÃO 4

O albinismo relaciona-se à não produção de melanina, que é um pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelos. Ele se manifesta quando o indivíduo possui um par de genes recessivos, recebendo cada um deles de um dos pais biológicos. Usando pares de letras para indicar esses genes, podemos usar “aa” para os genes recessivos; e “AA” e “Aa” para os genes dominantes. Neste último caso, temos indivíduos sem essa condição. Na imagem abaixo, temos Ikponwosa Erro, advogada nigeriana que atua na área dos direitos humanos, em especial no que tange aos desafios enfrentados por pessoas com albinismo:

A) Represente, em um heredograma, como é possível que pais não-albinos tenham filho(s) albino(s).

B) Responda e explique: um casal de albinos pode ter filhos sem essa condição?

C) Pesquise e escreva quais são os cuidados necessários com os olhos e a pele que indivíduos com albinismo devem adotar e o porquê.

SAIBA MAIS

No vídeo a seguir, o professor Alberto Orioli discorrerá sobre Gregor Mendel e a Genética. Vamos aprender e também prestigiá-lo?

Canal Mariana Araguaia “Gregor Mendel e a Genética”. Disponível em <https://youtu.be/pObseJdlpR8>. Acesso em mar. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.