You are currently viewing Ciências da Natureza – Como o sistema nervoso está estruturado?

Ciências da Natureza – Como o sistema nervoso está estruturado?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

O sistema nervoso humano coordena e regula o funcionamento do nosso corpo. É a rede de comunicações do nosso organismo, produzindo respostas aos estímulos que recebe. Sendo assim, ele se integra aos outros sistemas do corpo, e cuidar bem dele é conservar a nossa saúde e qualidade de vida.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Há dois tipos principais de células no sistema nervoso: os neurônios e os gliócitos. 

A) Esquematize um neurônio, indicando suas regiões.

B) Agora, com uma seta, indique o sentido dos impulsos nervosos, no neurônio desenhado por você no item anterior.

C) Qual é a função dos neurônios?

D) Qual é a relação entre os neurônios e os gliócitos?

QUESTÃO 2

O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula espinal, nervos e gânglios nervosos. Sobre o encéfalo, associe as colunas, de acordo com a descrição de cada estrutura que o compõe:

Cerebelo



Cérebro

Tronco encefálico
(   ) Apresenta superfície com diversas pregas. Dividido em dois hemisférios. Recebe e processa informações, elaborando respostas. Coordena movimentos voluntários e relaciona-se à linguagem, memória, aprendizagem e consciência.

(   ) Coordena funções vitais e involuntárias, como os batimentos cardíacos e respiração.

(   ) Dividido em dois hemisférios. Relaciona-se ao equilíbrio, postura corporal e coordenação dos movimentos musculares.

QUESTÃO 3

Em uma aula sobre o sistema nervoso, o professor de Ciências da Natureza de uma escola municipal de Goiânia realizou o “teste do martelinho”, em que um estudante, com as pernas suspensas e joelhos dobrados em ângulo de 90º, recebe uma leve batida com um martelo de borracha próprio para tal logo abaixo da patela.

A) O que tal situação provoca? Ela é voluntária ou involuntária? Explique sua resposta.

B) Qual estrutura do sistema nervoso é responsável por tal reação?

D) Qual é o nome dado a essa situação, descrita no enunciado? Dê outros exemplos desse tipo de coordenação nervosa.

QUESTÃO 4

Amanda e Fábio estavam caminhando, distraidamente, até perceberem que estavam sendo seguidos por um cachorro muito grande, sem focinheira, cuja coleira acabara de ter se rompido nas mãos de seu treinador. Sem pensar duas vezes, ambos saíram correndo a uma velocidade jamais vista, conseguindo se esconder em uma mercearia. Com os batimentos cardíacos, salivação e respiração normalizando, puderam enfim refletir sobre o ocorrido e até sentiram sono!

  • Na situação descrita, os batimentos cardíacos e respiração acelerada, falta de salivação e a capacidade de correr de forma intensa relacionam-se ao sistema nervoso autônomo simpático ou parassimpático? E a sensação de relaxamento, até mesmo dando a sensação de sono? Explique a sua resposta.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6o-ano/


SAIBA MAIS

O encéfalo e a medula espinal são estruturas essenciais para a vida humana. Elas possuem proteções, prevenindo lesões – especialmente as leves a moderadas. Vamos assistir ao vídeo da professora Mariana Araguaia, sobre esse tema?

Canal Mariana Araguaia. Proteções do sistema nervoso. Disponível em <https://youtu.be/XK9RUugsd2Q>. Acesso em set. 2022.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da Natureza(EF06CI07-C) Relacionar e justificar o papel do sistema nervoso à coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e das respectivas funções.




ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.
LEITE, Laura. Sistema Nervoso Autônomo. UFJF. Disponível em <https://www.ufjf.br/laura_leite/files/2019/03/Sistema-autonomico.pdf>. Acesso em set. 22.