You are currently viewing Ciências da Natureza – Como as vacinas proporcionam imunização?

Ciências da Natureza – Como as vacinas proporcionam imunização?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

As vacinas são mecanismos importantes de prevenção a doenças. Graças a campanhas de vacinação realizadas no Brasil, a poliomielite (paralisia infantil) e varíola puderam ser erradicadas. Ao nascer, o bebê já pode ser contemplado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), prevenindo a meningite tuberculosa, tuberculose miliar e hepatite B. Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”.

Vamos refletir sobre esse tema?

QUESTÃO 1

Com suas próprias palavras, descreva como ocorre o processo de imunização no nosso organismo, por meio da vacinação.

QUESTÃO 2

Para a prevenção de determinadas doenças, como a Covid-19, febre amarela e gripe, são necessárias mais de uma dose da vacina para que possamos estar imunizados.

A) Por que essas doses de reforço são necessárias?

B) Por que há vacinas anuais para a prevenção da gripe? Os componentes dessas vacinas são os mesmos, a cada ano?

QUESTÃO 3

Nos links a seguir, você encontra a relação de vacinas contempladas pelo PNI, direcionadas às crianças e aos adolescentes. Busque seu cartão de vacinação ou convide seus pais ou responsáveis legais para analisarem a tabela:

Calendário Nacional de Vacinação 2022 – Criança:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/calendario-nacional-de-vacinacao-2022-crianca/view

Calendário Nacional de Vacinação 2022 -Adolescentes:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/calendario-nacional-de-vacinacao-2022-adolescentes/view

A) Você foi imunizado com qual/quais dessas vacinas, quando criança? E qual ou qual dessas doenças já acometeram você?

B) Você se vacinou contra o papilomavírus humano (HPV)? E seus colegas? Criem coletivamente um gráfico apresentando esses resultados.

C) Algumas vacinas, como a da varíola, da Covid-19 e papilomavírus foram ou são, em algumas situações, aplicadas em instituições escolares, com a anuência dos pais ou responsáveis. O que você pensa a respeito disso? Utilize argumentos para embasar o seu ponto de vista.

QUESTÃO 4

A seguir, é apresentada a você uma tirinha do “Dragões de Garagem”, portal que se debruça em fazer e divulgar ciência. De acordo com a sequência das informações, o que você estudou sobre as vacinas, e utilizando a sua criatividade; complete o último quadrinho da Cientirinha:

Fonte: https://twitter.com/dragoesgaragem/status/1493241557981532160 (adaptado)

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7o-ano/


SAIBA MAIS

Conviver com a Covid-19 nos fez lidar com um palavreado bem específico, como “lockdown” e “pandemia”. Mas, afinal, o que é pandemia? Há alguma relação com endemia, ou mesmo epidemia? E os surtos: são somente os psicóticos ou essa palavra tem outro significado relacionado à saúde? Tais respostas você encontra no vídeo a seguir, da professora mariana Araguaia!

Canal Mariana Araguaia. Pandemia, surto, epidemia e endemia. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em out. 2022.

Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF07CI10-A) Definir e explicar o que é vacina, identificando o principio de imunização artificial ativa.

ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.