You are currently viewing Ciências da Natureza – Como as substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso?

Ciências da Natureza – Como as substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

As substâncias psicoativas, também chamadas de drogas, estão presentes nas sociedades humanas desde os tempos mais remotos. O uso de plantas para o tratamento de afecções levou nossa espécie a conhecer suas diversas propriedades – inclusive psicoativas. Na atualidade, tais substâncias não são somente retiradas da natureza. Muitas delas são sintetizadas e, devido à sua ilegalidade, pouco se sabe sobre o que realmente há ali.

Vamos refletir sobre esse tema?

QUESTÃO 1

Substâncias psicoativas não são somente aquelas cujo uso é proibido por lei. Temos como exemplo o álcool e o cigarro, cuja proibição se dá somente em relação à idade do usuário, embora saibamos que algumas pessoas menores de 18 anos, infelizmente, fazem o uso. Sobre esse tema, responda:

A) Qual é a diferença entre droga lícita e ilícita?

B) Para você, o fato do álcool e do cigarro serem drogas lícitas faz deles menos, mais ou igualmente danosos em relação às drogas ilícitas? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 2

Leia o trecho abaixo, sobre os resultados de uma grande pesquisa sobre o uso de drogas, de 2017:

Fonte: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/content/drogas-l%C3%ADcitas-e-il%C3%ADcitas

A) Na sua opinião, e com base no que estudou sobre as substâncias psicoativas, por que os energéticos estão elencados nos resultados da referida pesquisa?

B) Realize uma breve pesquisa, anotando os efeitos que o abuso de energéticos pode provocar ao organismo. Divulgue essas informações às pessoas que você conhece que fazem o uso dessas bebidas.

QUESTÃO 3

“O álcool e as drogas matam os neurônios e alteram a plasticidade sináptica. E o tabaco, a poluição e qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. E também a falta de exercício mental e a solidão. Por que os neurônios também morrem por inatividade.” Fonte: https://tinyurl.com/2rspmddm

A) O que é neurônio? E sinapse?

B) Faça o desenho esquemático de um neurônio.

C) Quais são as consequências da perda de neurônios em um indivíduo, em consequência do uso de substâncias psicotrópicas?

QUESTÃO 4

Abaixo, há dois trechos sobre o impacto do consumo de drogas por adolescentes. Leia com atenção:

Fonte: https://www.comciencia.br/uso-de-drogas-altera-o-sistema-de-recompensa-cerebral/
Fonte: https://hospitalsantamonica.com.br/quais-sao-os-efeitos-das-drogas-no-organismo/

A) Na sua opinião, o que leva o adolescente a fazer uso de substâncias psicoativas? Você acha que evitar o vício é igualmente, mais ou menos difícil para esse público, comparado ao adulto?

b) Baseado no que estudou sobre esse tema, reflita e desenvolva um raciocínio com base na frase “é melhor prevenir do que remediar”.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6o-ano/


SAIBA MAIS

O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, apresenta dados sobre o uso do álcool, tabaco, cigarro eletrônico, narguilé. Assista com atenção!

Canal Mariana Araguaia. Drogas lícitas. Disponível em <https://youtu.be/XK9RUugsd2Q>. Acesso em set. 2022.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da Natureza(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.




ReferênciasBRASIL. 26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em set. 22.
______. Substâncias Psicoativas. UFPR Jandaia do Sul. Disponível em <https://jandaiadosul.ufpr.br/substancias-psicoativas/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20psicoativas,coca%C3%ADna%2C%20crack%2C%20maconha).>. Acesso em set. 22.
CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022.
ESPÍRITO SANTO. Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. tribunal de Justiça contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Disponível em <http://www.tjes.jus.br/dia-internacional-contra-o-abuso-e-trafico-ilicito-de-drogas/>. Acesso em set. 22.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.
JANSEN, Roberta. Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo. VivaBem Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2022/07/13/cresce-consumo-de-bebida-e-drogas-por-adolescentes-cai-uso-de-preservativo.htm>. Acesso em set. 22.
UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2021/06/relatorio-mundial-sobre-drogas-2021-do-unodc_-os-efeitos-da-pandemia-aumentam-os-riscos-das-drogas–enquanto-os-jovens-subestimam-os-perigos-da-maconha-aponta-relatorio.html#:~:text=De%20acordo%20com%20as%20%C3%BAltimas,associados%20ao%20uso%20de%20drogas>. Acesso em set. 22.
 UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2020: consumo global de drogas aumenta, enquanto COVID-19 impacta mercados, aponta relatório. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2020/06/relatrio-mundial-sobre-drogas-2020_-consumo-global-de-drogas-aumenta–enquanto-covid-19-impacta-mercado.html>. Acesso em set. 22.