You are currently viewing Ciências da Natureza – Como as radiações eletromagnéticas estão presentes em nossas vidas?

Ciências da Natureza – Como as radiações eletromagnéticas estão presentes em nossas vidas?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

A palavra “radiação” tende a causar em algumas pessoas um certo receio ou mesmo medo. Porém, é importante conhecer do que se trata para que seja possível, primeiramente, compreender que sem radiações a vida na Terra não seria possível – já que a radiação solar é essencial para a fotossíntese e ela, por sua vez, viabiliza a formação do gás oxigênio e da glicose. A radiação eletromagnética, como a proveniente do Sol, é caracterizada pelo conjunto de ondas elétricas e magnéticas que se propagam no vácuo. Como exemplo temos as ondas de rádio (menor frequência), micro-ondas, radiação infravermelha, luz visível, raio ultravioleta, raio-X e radiação gama (maior frequência).

Vamos refletir sobre esse tema?

Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/480473>. Acesso em ago. 2022.

QUESTÃO 1

Isis, ao tentar ligar a TV utilizando o controle remoto, não conseguiu realizar esse objetivo. Para verificar se o problema era com a pilha ou com o controle remoto em si, ela resolveu seguir uma dica que viu na internet: filmar o controle remoto enquanto aperta seus botões. Sobre esse fato, podemos afirmar que

A) nem tudo o que há na internet é verdadeiro, tal como esse suposto experimento, que é substancialmente uma fake news.

B) a câmera fotográfica consegue capturar a radiação infravermelha, em um espectro que os olhos humanos não são capazes de detectar e, por isso, se o controle não estiver estragado, será possível verificar a partir desse aparelho.

C) Isis não deveria fazer isso, pois a radiação do controle remoto, se for utilizado com muita frequência, pode aumentar a possibilidade de que a pessoa desenvolva câncer de pele.

D) as radiações do controle remoto estão no espectro da luz visível.

QUESTÃO 2

Marília tem sentido dores nas costas e, por isso, o médico ortopedista indicou que ela fizesse uma radiografia da coluna vertebral. Ao realizar o procedimento, o profissional que a atendeu orientou acerca da posição que ela deveria ficar e logo se retirou, dizendo que ficaria atrás de uma parede contendo chumbo. Qual é a importância dessa parede de chumbo? Por que o técnico ficou atrás dessa parede, e a Marília não ficou?

QUESTÃO 3

As ondas de rádio são utilizadas não somente nos sinais de rádio AM e FM, mas também nos televisores e aparelhos celulares. Apesar de apresentarem maior comprimento de onda, de baixa frequência e serem não-ionizantes; cientistas têm recomendado o contato mais moderado com essas radiações, em especial no uso do celular, que é um aparelho cada vez mais presente em nossas vidas. Explique o porquê de tal orientação.

QUESTÃO 4

Veja a seguir uma breve explicação sobre o funcionamento do forno micro-ondas:

Conforme afirma o texto lido por você, as micro-ondas não são fonte de calor. Dessa maneira, como é possível que o forno micro-ondas aqueça os alimentos ali inseridos?

QUESTÃO 5

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Quais desses três tipos de ondas podem ser prejudiciais à nossa pele e saúde, de forma geral? Por qual motivo? O que pode ser feito para prevenção desse cenário?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-9o-ano/


SAIBA MAIS

Você sabia que algumas serpentes possuem um órgão que “enxerga” o calor emitido por presas, predadores e até parceiros sexuais? Conheça a fosseta loreal, no vídeo da professora Mariana Araguaia.

Canal Mariana Araguaia. Fosseta loreal. Disponível em <https://youtu.be/dC-7UqcEwMs>. Acesso em set. 2022.


Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

ReferênciasBISQUOLO, Paulo Augusto. Ondas eletromagnéticas -c – Tipos. Uol Educação. Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/ondas-eletromagneticas–c-tipos.htm. Acesso em ago. 22.
BRASIL. Não está comprovada relação entre uso de telefone celular e câncer, diz cientista. Instituto de Física – UFG. Disponível em https://fisicamedica.if.ufg.br/n/42008-nao-esta-comprovada-relacao-entre-uso-de-telefone-celular-e-cancer-diz-cientista. Acesso em ago. 22.
__. Radiação. Fiocruz. Disponível em https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html. Acesso em ago. 22.
__. Radiação eletromagnética. UFPR. Disponível em http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-2.html. Acesso em ago. 22.
CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
CREF. O infravermelho dos controladores remotos. UFRGS. Disponível em https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=o-infravermelho-dos-controladores-remotos. Acesso em ago. 22.
FÍSICA.NET. Ondas eletromagnéticas do celular podem causar problemas à saúde. Disponível em https://fisica.net/aplicada/biofisica/ondas-eletromagneticas-do-celular-podem-causar-problemas-a-saude.php. Acesso em ago. 22.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
MACONEQUI. Luz infravermelha faz mal? Conheça os benefícios e riscos. Disponível em https://blog.maconequi.com.br/luz-infravermelha/. Acesso em ago. 22.
SÃO PAULO. Informações de Radiação. CETESB. Disponível em https://cetesb.sp.gov.br/prozonesp/materiais-de-apoio/informacoes-de-radiacao/. Acesso em ago. 22.
SITERADIOLOGICARV. Você sabia? As paredes das salas de exames de Raios X são isoladas com chumbo. Veja por que. Disponível em https://www.radiologicarv.com/post/voc%C3%AA-sabia-as-paredes-das-salas-de-exames-de-raios-x-s%C3%A3o-isoladas-com-chumbo-veja-por-que. Acesso em ago. 22.
SUPER INTERESSANTE. É verdade que as rádios pegam melhor à noite? Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-as-radios-pegam-melhor-a-noite. Acesso em ago. 22.
TESTONI, Marcelo. Celular, micro-ondas, laptop: radiação eletromagnética faz mal à saúde? Viva Bem Uol. Uol. Disponível em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/23/celular-micro-ondas-laptop-radiacao-eletromagnetica-faz-mal-a-saude.htm. Acesso em ago. 22.