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Ciências da Natureza – Fenômenos ondulatórios: as radiações

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cobalt_Radioisotopes_Amsterdam1973.jpg>.
Acesso em set. 2022.

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

A palavra “radioatividade” causa espanto – especialmente se você for morador do Estado de Goiás, já que aqui ocorreu o maior acidente radioativo do país. O acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia em 1987, é um evento trágico que ressalta a importância do conhecimento sobre a radioatividade e as medidas de proteção radiológica.

O acidente em Goiânia teve suas raízes nas ações imprudentes de pessoas não treinadas na manipulação de materiais radioativos. Duas cápsulas contendo Césio-137 foram encontradas em um equipamento médico abandonado. Quando essas cápsulas foram abertas, liberaram uma quantidade significativa de material radioativo. As consequências deste acidente foram devastadoras: pessoas foram expostas à radiação, resultando em doenças graves, mortes e a necessidade de evacuação e de descontaminação de áreas afetadas. O acidente expôs a falta de conscientização e regulamentação adequadas sobre a manipulação segura de materiais radioativos.

A radioatividade é uma propriedade intrínseca de certos elementos químicos que emitem radiações ionizantes, capazes de causar danos às células vivas. Portanto, a proteção radiológica é fundamental em diversas aplicações, como na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.

Na medicina, ondas de radiação ionizante, como os raios X, desempenham um papel crucial no diagnóstico de condições médicas, permitindo a visualização de estruturas internas do corpo. O avanço tecnológico tornou os equipamentos mais seguros e eficazes, reduzindo a exposição à radiação. Além disso, a ressonância nuclear magnética (RNM) e o ultrassom são técnicas valiosas que não envolvem radiação ionizante, proporcionando diagnósticos precisos.

No tratamento de doenças, a radioterapia usa radiações ionizantes para direcionar células cancerígenas. A cirurgia a laser é menos invasiva, e a tecnologia baseada em luz, como infravermelho e ultravioleta, encontra aplicações em tratamentos e análises médicas.

O avanço tecnológico na medicina tem permitido diagnósticos mais precisos, tratamentos menos invasivos e recuperação mais rápida. No entanto, a tragédia em Goiânia nos lembra que o conhecimento sobre radioatividade e medidas de segurança são fundamentais para evitar acidentes e garantir o uso seguro das radiações, equilibrando o custo-benefício das aplicações radiológicas em benefício da saúde humana.

QUESTÃO 1

As ondas desempenham um papel fundamental na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças, impulsionando avanços significativos. Sobre elas, é possível afirmar que

(A) raio-X e radioterapia são procedimentos que utilizam radiações não-ionizantes.

(B) na ressonância nuclear magnética é necessário o uso de radiações ionizantes.

(C) o infravermelho e o ultravioleta são partes do espectro eletromagnético.

(D) na cirurgia ótica a laser e ultrassom são utilizadas radiações do tipo ionizantes.

QUESTÃO 2

Se as radiações ionizantes podem causar alterações celulares, por que mesmo assim elas são usadas, inclusive, em tratamentos de saúde? Explique esse aparente paradoxo. Utilize como exemplo pacientes em tratamento oncológico.

Imagem 1. BRASIL. Radioterapia: o tratamento. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tratamento/radioterapia>. Acesso em 19/09/2023. 

QUESTÃO 3

Certamente você já ouviu falar sobre o acidente com o Césio-137, na capital de Goiás, o maior acidente radioativo do país, que ocorreu há mais de 35 anos. Sobre ele, responda às questões a seguir. Como sugestão, ouça ao podcast a seguir:

Link podcast: https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2022/09/13/dedo-de-prosa-cesio-137-tragedia-em-goiania-completa-35-anos

A) Escreva resumidamente o ocorrido.

B) Você acha que, de alguma forma, houve falhas no controle dessa contaminação? Explique.

C) Em quanto tempo, aproximadamente, o material radioativo relativo ao Césio-137 não oferecerá mais riscos à população?

QUESTÃO 4

Como formas de proteção dos efeitos das radiações ionizantes, como o Césio-137, podemos citar (a) minimizar/evitar a exposição, (b) manter a distância da fonte de radiação e (c) usar blindagem. Sobre este último item, podemos citar como materiais que blindam as radiações ionizantes

(A) ouro e diamante.
(B) aço e alumínio.
(C) chumbo e concreto.
(D) água e níquel.

SAIBA MAIS

Qual é a relação entre o Césio e o Chumbo? O vídeo da professora Mariana Araguaia apresentará essa resposta. Vamos assisti-lo?

Canal Mariana Araguaia “Átomo, tabela periódica, alguns elementos químicos e meio ambiente!”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em set. 2022.

Autoria:Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF09CI06-B) Analisar informações sobre o acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia, discutir as causas e consequências.
(EF09CI06-C) Reconhecer a importância da radioatividade e as medidas de proteção radiológica.
(EF09CI07-A) Identificar as aplicações das ondas na medicina diagnóstica, em raios X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, discutindo o papel do avanço tecnológico no tratamento de doenças: radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta.
Referências

BRASIL. Radioterapia. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tratamento/radioterapia>. Acesso em 19/09/2023. 

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

FARIA, Adriano; CARVALHO, Jeziel. Dedo de Prosa: Césio-137, tragédia em Goiânia completa 35 anos. Rádio Senado. Disponível em <https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2022/09/13/dedo-de-prosa-cesio-137-tragedia-em-goiania-completa-35-anos>. Acesso em 19/09/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 31/08/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.