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Ciências da Natureza – Ondas: imagens e sons

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_import%C3%A2ncia_de_escutar.png>. Acesso em jun. 2022.

ONDAS: Imagens e Sons

Você saberia dizer o significado da palavra “onda”, em Ciências? Onda é um fenômeno em que determinadas perturbações ocorrem sem que a matéria seja transportada – somente energia. Ondas podem se propagar transversalmente ou longitudinalmente; dependendo ou não de um meio material para que isso ocorra. O som e a luz são exemplos do nosso cotidiano desse fenômeno, encontrado também em contextos que envolvem as telecomunicações, medicina diagnóstica, dentre outros.

A transmissão de som ocorre por meio de ondas sonoras, que são geradas por uma fonte sonora, como uma voz humana ou um instrumento musical. Essas ondas se propagam pelo ar ou por outros meios de expressão, como a água no caso de um sonar submarino. Um microfone, por exemplo, capta as ondas sonoras e as converte em sinais elétricos. Esses sinais são então amplificados e processados ​​para melhorar a qualidade do som, antes de serem reproduzidos por alto-falantes ou fones de ouvido. Dessa forma, a informação sonora é transmitida e pode ser percebida por outras pessoas.

No caso da transmissão de imagem, a luz desempenha um papel essencial. A luz é uma forma de energia eletromagnética que pode ser apresentada em um objeto iluminado ou um display de um dispositivo eletrônico, por exemplo. Essa luz é refletida pelos objetos ao redor e capturada por um receptor, como o olho humano ou uma câmera. No caso das câmeras, a luz é direcionada para um sensor eletrônico, onde é transmitida em sinais elétricos. Eles são processados ​​e transformados em dados digitais, que podem ser armazenados ou transmitidos por meio de cabos, ondas de rádio ou pela internet. Para visualizar as imagens, esses dados digitais são convertidos novamente em sinais elétricos e exibidos em um dispositivo de visualização, como uma tela de TV ou um monitor de computador. 

Podemos concluir que a revolução nos sistemas de comunicação humana ocorreu graças aos avanços tecnológicos que tornaram a transmissão e recepção de imagem e som mais eficientes e acessíveis.

QUESTÃO 1

Kaio Gabriel é um estudante do nono ano que adora ouvir música e tocar violão. Ao relacionar o hobbie do adolescente aos fenômenos ondulatórios, podemos afirmar que

(A) a percepção da cor castanha do violão de Kaio Gabriel está relacionada à refração da luz.
(B) as pregas vocais e as cordas do violão são meios materiais que envolvem a propagação do som.
(C) a membrana timpânica está relacionada à emissão dos sons de Kaio Gabriel quando canta.
(D) ao tocar em tons mais altos, a frequência e o comprimento das ondas sonoras se apresentam altos.

QUESTÃO 2

Replique a imagem a seguir no seu caderno, em tamanho grande. Depois, identifique no próprio desenho as seguintes características das ondas em questão, utilizando as respectivas letras:

  • “C” para a crista,
  • “V” para o vale,
  • “A” para amplitude,
  • “λ” para o comprimento da onda.
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/CPT-sound-physical-manifestation.svg

QUESTÃO 3

O desenho esquemático da questão 2 representa uma onda 

(A) mecânica e transversal.
(B) eletromagnética e longitudinal.
(C) eletromagnética e transversal.
(D) mecânica e longitudinal.

QUESTÃO 4

“Em 1973, um pesquisador começou a estudar morcegos e se surpreendeu quando notou que mesmo quando estavam cegos, vendados ou no escuro, eles conseguiam voar tranquilamente sem colidir com objetos. Alguns anos mais tarde, outros pesquisadores descobriram que os morcegos e baleias usam o som para saber o que tem à sua frente”. 

Fonte: DAMASCENO-JR, Daniel de Abreu. Ultrassonografia. Blog Galápagos. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Disponível em <http://www2.uesb.br/galapagos/2020/06/17/morcegos-sangue-ultrassonografia-e-tequila>. Acesso em 13/06/2023.

Como é possível que morcego e baleias usem o som para orientação, sem que possamos ouvi-los?


SAIBA MAIS

Por que será que o eletrodoméstico “micro-ondas” tem esse nome? Será que existe alguma relação com o que tem estudado? Encontre essas respostas no vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.

Canal Mariana Araguaia. O forno micro-ondas e as micro-ondas. Disponível em <https://youtu.be/dC-7UqcEwMs>. Acesso em ago. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2> . Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

OLIVEIRA, Carlos L. Fenômenos Ondulatórios. UFRGS. Disponível em <http://www.lief.if.ufrgs.br/~cloliveira/introducao.html>. Acesso em ago. 22.