You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – CARDÁPIO EQUILIBRADO

CIÊNCIAS DA NATUREZA – CARDÁPIO EQUILIBRADO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CARDÁPIO EQUILIBRADO

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o nosso corpo forte e saudável. É de extrema importância aprender a escolher os alimentos certos para garantir um bom desempenho escolar e uma vida cheia de saúde.

Uma boa alimentação deve conter alimentos de todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. É importante incluir frutas, legumes e verduras em todas as refeições, pois eles fornecem muitas vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.

Os carboidratos, presentes em pães, massas, arroz e cereais, são importantes para fornecer energia ao nosso corpo. Mas é importante escolher versões integrais desses alimentos, que são mais saudáveis e ricos em fibras.

As proteínas, presentes em carnes, ovos, leite e derivados, também são importantes para o nosso organismo. Mas o ideal é escolher opções magras, como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha.

As gorduras devem ser consumidas com moderação. Prefira as que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas e azeite de oliva.

Evite o consumo excessivo de açúcares e alimentos industrializados, que são ricos em gorduras e conservantes artificiais. Prefira alimentos naturais e frescos, preparados em casa. Além disso, é importante beber bastante água ao longo do dia, para manter o nosso corpo hidratado e funcionando bem, e lembre-se de que uma alimentação saudável não é uma dieta restritiva, mas sim um estilo de vida equilibrado e saudável. Comer bem é uma forma de cuidar do nosso corpo e garantir uma vida longa.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/plano-de-refei%c3%a7%c3%b5es-saud%c3%a1vel-dieta-6759619/>. Acesso em: 17 abr. 2023.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto acima, por que é importante incluir frutas, legumes e verduras em todas as refeições?

(A) Porque fornecem muitas proteínas importantes para o nosso organismo.

(B) Porque fornecem muitas fibras importantes para o nosso organismo.

(C) Porque fornecem muitas vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.

(D) Porque fornecem muitas gorduras saudáveis importantes para o nosso organismo.

QUESTÃO 2

Observe a imagem e responda: qual é a importância de beber bastante água ao longo do dia?

(A) Para manter o corpo hidratado e funcionando bem.

(B) Para fornecer energia ao nosso corpo.

(C) Para aumentar a ingestão de calorias.

(D) Para aumentar a ingestão de açúcares.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/sede-garrafa-de-agua-hidrato-agua-1474240/>. Acesso em: 18 abr. 2023.

QUESTÃO 3

Releia o texto e responda: Por que é importante escolher versões integrais dos alimentos que contêm carboidratos em uma alimentação equilibrada?

QUESTÃO 4

Realize o seguinte experimento:

Experimento: Efeito da alimentação equilibrada na saúde física e mental dos professores

Objetivo: entender como a busca pela alimentação saudável e uma leve caminhada pode modificar a saúde do corpo e da mente

Hipótese: Uma alimentação equilibrada pode melhorar a saúde física e mental das pessoas, aumentando a energia, melhorando o desempenho cognitivo e diminuindo a incidência de doenças.

Método:

Recrute voluntários saudáveis com idade entre 18 e 45 anos.

– Proponha uma dieta, com auxílio do professor de Ciências da Natureza, que contenha alimentos de todos os grupos alimentares.

– Sugira caminhada por 20 minutos, três vezes na semana.

– Acompanhe os voluntários por um período de quatro semanas, registrando sua alimentação diária e fazendo avaliações físicas (peça auxílio ao prof. de Educação Física).

Resultados esperados: Espera-se que o grupo experimental apresente melhorias significativas na saúde física e mental. Isso pode incluir uma diminuição no IMC, pressão arterial, níveis de glicemia e lipídios no sangue, bem como um aumento no desempenho cognitivo, humor e qualidade do sono.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(F05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Referência (s):ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, Toda Matéria, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/alimentacao-saudavel/>. Acesso em: 17 abr. 2023.

BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.