You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Características externas dos animais em seu cotidiano

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Características externas dos animais em seu cotidiano

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Características externas dos animais em seu cotidiano

No nosso dia a dia, estamos constantemente cercados por uma rica variedade de animais, cada um exibindo características externas únicas. Desde as aves, que ostentam penas utilizadas tanto para voar como para proteção contra o frio, até os mamíferos, que exibem uma ampla gama de texturas e cores de pelos, adaptando-se ao ambiente em que habitam. Os répteis, por sua vez, se distinguem pelas escamas que revestem seus corpos, desempenhando papéis vitais na proteção e regulação térmica.

Além disso, é possível observar características como os bicos, tão marcantes em aves e alguns peixes, que são adaptados para diversas funções, desde alimentação até a construção de ninhos. As garras, por outro lado, são comuns em predadores como aves de rapina e felinos, desempenhando papéis importantes na caça e defesa. As antenas, características distintivas de insetos como borboletas e formigas, são essenciais para a percepção do ambiente e comunicação entre os indivíduos da espécie.

Por fim, as patas são extremamente variadas, com adaptações específicas para diferentes modos de locomoção, como corrida, escavação, escalada ou natação. Observar e comparar essas características nos animais que nos rodeiam proporciona uma visão da diversidade da vida, permitindo-nos compreender melhor como cada espécie se adapta e interage com o ambiente ao seu redor.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Os animais vertebrados são classificados em anfíbios, aves, mamíferos, peixes e répteis. As características externas distintivas dos mamíferos mencionadas no texto são as/os

(A) penas

(B) garras