You are currently viewing Ciências da Natureza: CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

Ciências da Natureza: CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8º Ano – foi veiculada na TV no dia 10/11/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula abaixo, você estudará sobre as camadas atmosféricas, assim como algumas características da atmosfera que viabilizam a presença e permanência da vida na Terra: o aquecimento global e a camada de ozônio. Nesse sentido, será possível perceber os aspectos não relacionados às atividades humanas e aquelas cuja interferência da nossa espécie podem apresentar resultados preocupantes, como a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global. Será possível refletir acerca das possibilidades de mitigação de tais cenários, buscando atitudes mais benéficas ao planeta.

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

8º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza

Na videoaula da professora Mariana, você compreendeu que na camada atmosférica, denominada estratosfera, há uma grande concentração de gás ozônio, e que ela forma camadas capazes de absorver parte significativa da radiação ultravioleta (UV) oriunda do Sol, reduzindo a incidência de cataratas, queimaduras cutâneas, cânceres de pele, comprometimentos imunológicos, assim como alterações no desenvolvimento de plantas e animais: a “camada de ozônio”. Foi apreendido que o uso intensivo de gases do tipo clorofluorcarbonetos propiciaram a destruição rápida desses gases, sem que fosse possível a reposição em tempo hábil, reduzindo, portanto, a capacidade de proteção conferida à camada de ozônio. Como substituto, foi adotado o uso de hidrofluorcarbonos que, apesar de não causarem danos a essa região da estratosfera, intensificam o efeito estufa. A professora também explicou que o efeito estufa é um fenômeno natural no planeta, no qual certos gases são capazes de reter parte da energia em forma de calor oriunda do Sol, permitindo que a Terra possua uma temperatura capaz de viabilizar a vida. Entretanto, esses mesmos gases, em excesso, podem intensificar o aquecimento global, apresentando um fenômeno denominado “aquecimento global”. Aprendemos que algumas consequências são: alteração no nível do mar, modificação no regime de chuvas, dentre outras.

ATIVIDADE 1

Na videoaula acima, a professora Mariana apontou os aspectos inerentes à camada de ozônio e ao efeito estufa, indicando os gases responsáveis por ambos os fenômenos e as influências das atividades humanas, respectivamente, na integridade ou intensidade de cada um deles. Nessa última situação, temos o chamado aquecimento global, com suas características e consequências. Sobre tais fenômenos, leia os textos indicados nos links abaixo:

Texto 1: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46424720
Texto 2: https://portal.al.go.leg.br/noticias/119969/em-defesa-da-vida

ATIVIDADE 2

Com base nos conhecimentos desenvolvidos na videoaula, assim como na leitura atenta dos textos indicados na atividade anterior, responda no seu caderno de Ciências:

  • Quais são os gases que propiciam o efeito estufa? Onde são encontrados?
  • Quais gases estão relacionados ao aquecimento global? Onde são encontrados?
  • Quais gases relacionam-se à destruição da camada de ozônio? Onde são encontrados?

ATIVIDADE 3

Conforme os assuntos estudados, elabore um texto explicando o que é efeito estufa, como ele acontece e a sua relação com o aquecimento global, caracterizando-o e apontando suas causas, consequências e possíveis caminhos. Utilize as informações estatísticas contidas no texto 1, da atividade 1, para dar maior credibilidade à sua redação. Ao final, desenvolva uma ilustração para sua redação. Se possível, faça seu desenho de forma colorida.

ATIVIDADE 4

No texto 2, disponível na atividade 1, assim como na videoaula, foi abordada a importância da camada de ozônio, assim como as consequências geradas pela destruição do gás ozônio em tempo inferior à sua capacidade de reposição. Sobre esse tema, responda no caderno de Ciências:

  1. Quais são as causas da destruição da camada de ozônio?
  2. Quais são as consequências dessa destruição?
  3. No vídeo, foi apontada uma situação na qual a prevenção da redução da camada de ozônio pode influenciar no aquecimento global. Qual situação é essa?
  4. Reflita e responda com suas próprias palavras: na sua opinião, como podemos conciliar a proteção da camada de ozônio e a redução/prevenção do aquecimento global, especialmente no estado de Goiás?

Reflita, aja: cuide de si e do nosso planeta!

Referencial Bibliográfico BRASIL. O Clima Está Diferente. O que muda na nossa vida. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em <https://issuu.com/magnostudio/docs/mudancas_climaticas>. Acesso em out. 21.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
CYPRIANO, Elysandra Figueredo; HONORATO, Daniele; LOPES, Gabriela Catano; MORGADO, Ivanice Avolio; TAKEDA, Larissa; IZABELA, Marina; CRESPO, Natália Machado; GAMBA, Patrícia Cruz; FONSECA, Vitória Bellecerie. Apostila de Experimentos Astrominas. Disponível em <http://www.hu.usp.br/wp-content/uploads/sites/722/2020/06/Apostila_Experimentos_Astrominas_Semana_4.pdf>. Acesso em out. 21.
GOIÁS. Em Defesa da Vida. Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Disponível em <https://portal.al.go.leg.br/noticias/119969/em-defesa-da-vida>. Acesso em out. 21.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Complementar
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. 
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.