You are currently viewing Ciências da Natureza: CÁLCULO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Ciências da Natureza: CÁLCULO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 8º Ano/ Agrupamento H do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 09/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula a seguir você aprenderá mais sobre a energia elétrica. Conhecerá o conceito de potência elétrica e poderá aprender como é feito o cálculo do consumo de energia de um aparelho. Além disso, iremos pontuar algumas dicas de economia de energia e entenderemos o porquê da importância desse conhecimento.

Fonte: pxhere.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:  CÁLCULO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

8º ano – Ciências da Natureza

Na videoaula acima, relembramos algumas informações acerca da energia, tal como a sua capacidade de ser transformada.

Reconhecemos que a eletricidade faz parte do nosso dia a dia, e que a potência e o tempo de uso de um aparelho influenciam diretamente no consumo de energia elétrica. Entendemos que para calcular esse consumo, é necessário multiplicar essas duas grandezas, sendo que, usualmente, o tempo é medido em horas e a potência em quilowatts.

Analisamos a base de cálculo da fatura de energia, entendendo que nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha, são cobrados valores a mais, considerando a menor disponibilidade de energia elétrica naquele mês. 

Refletimos que, além do alto consumo interferir diretamente na conta a ser paga, o uso de energia elétrica, mesmo de fontes renováveis, colabora direta ou indiretamente na qualidade ambiental.

ATIVIDADE 1

Ao ligar um liquidificador, percebemos que grande parte da energia elétrica se transforma em energia mecânica, permitindo que as suas lâminas girem rapidamente, partindo em pedaços cada vez menores o conteúdo que está ali. Há também a transformação em energia sonora e também em energia térmica, percebida principalmente no uso prolongado desse eletrodoméstico. Alguns aparelhos apresentam-se mais eficientes que outros, em relação à função que desenvolvem. Dizemos que eles são mais potentes, por conseguirem realizar o mesmo trabalho em menor tempo. Quanto maior é a potência de um aparelho, maior é o consumo da energia. O tempo de uso também reflete nesse consumo. Para calcular a energia consumida, multiplicamos a potência do aparelho (em watts) pelo tempo de uso (em segundos). A unidade de medida desse cálculo é o joule (J). Baseado em tudo que aprendemos até aqui, responda em seu caderno:

  • Pesquise e anote no seu caderno a potência do chuveiro da sua casa;
  • Agora calcule a quantidade de energia consumida por você durante um banho de dez minutos;
  • Ainda sobre o chuveiro, calcule o quanto de energia elétrica você consumiria no mês de maio, caso tivesse tomado três banhos de dez minutos por dia.
  • Agora reflita se como foi seu gasto de energia 

ATIVIDADE 2

Apesar de medido usualmente em joules, o cálculo de consumo costuma se dar considerando o tempo em horas e a potência em quilowatt (cada quilowatt corresponde a um watt). Nesse caso, a unidade de medida passa a ser o quilowatt-hora (kWh). Usando o resultado do cálculo mensal do uso do chuveiro, que você realizou na atividade anterior, visite o site indicado a seguir para transformá-lo em quilowatts-hora. Anote no caderno o resultado.

https://convertlive.com/pt/u/converter/joules/em/quilowatts-hora

ATIVIDADE 3

Com os dados da atividade 02, temos condições de calcular o valor mensal referente ao uso do chuveiro, multiplicando o consumo pelo valor da tarifa. Calcule qual seria o valor do consumo mensal do seu uso do chuveiro, considerando que a tarifa para cada quilowatt-hora corresponde a R$0,78.

ATIVIDADE 4

O consumo de energia elétrica está diretamente relacionado ao uso de recursos naturais renováveis e não renováveis, já estudados na aula de Ciências da Natureza, “A Energia no seu dia a dia”, disponível em https://youtu.be/vpctyw6Y3Is. Nesse sentido, avalie como tem sido o consumo de energia elétrica na sua residência e como era na escola, antes da pandemia: baixo, moderado ou alto? Quais medidas podem ser adotadas para que o consumo de energia elétrica seja menor, nesses dois lugares?


Referencial BibliográficoANEEL. O que são bandeiras tarifárias? YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM&t=192s>. Acesso em mai 2021.
CC0 Domínio público. Lâmpada. Pxhere. <https://pxhere.com/pt/photo/1548081>. Acesso em mai 2021.
Me Poupe! 378 DE ECONOMIA na conta de luz COM 6 DICAS! A última dica VOCÊ SEMPRE FEZ ERRADO!. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=s1_bH0M60jY>. Acesso em mai 2021.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturantes
(EF08CI04-B) Calcular o consumo energético de eletrodomésticos a partir dos dados de potência, descritos no próprio equipamento, bem como do tempo médio de uso, analisando o impacto no consumo doméstico mensal.
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Complementares
(EF08CI05-A) Reconhecer formas de diminuir o consumo de energia elétrica nas residências, instituições escolares, empresas, avaliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais.