You are currently viewing Ciências da Natureza: ÁTOMOS E ELETRICIDADE

Ciências da Natureza: ÁTOMOS E ELETRICIDADE

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 8º Ano/ Agrupamento H do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, conheceremos a unidade básica que forma todas as coisas existentes na Terra e no Universo. Além disso, compreenderemos os fenômenos relacionados à eletricidade, percebendo como ela se manifesta no seu dia a dia.

Fonte: https://pt-static.z-dn.net/files/dd4/c41d05030311a40ebf454a72cd4ad827.jpg

Assista a videoaula abaixo com a temática:   ÁTOMOS E ELETRICIDADE

8º ano – Ciências da Natureza

Na videoaula acima, aprendemos que a matéria é formada por átomos e que eles, por sua vez, possuem partículas que podem ser neutras, eletricamente positivas ou com carga negativa. Entendemos que de acordo como os átomos se apresentam, em relação à quantidade de elétrons, dois corpos podem ser atraídos ou repelidos. Compreendemos que, de acordo com o tipo de material, a capacidade de transferência de elétrons pode ser melhor ou mais difícil.

ATIVIDADE 1

Estudar Ciências pode ser bem instigante! Observe a imagem inicial dessa aula, que apresenta um balão atraindo pequenos pedaços de papel. Como será que esse fenômeno pôde ocorrer? Para iniciar o processo de compreensão, é necessário saber de que o papel, o balão e tudo o que existe é formado. Assista com atenção as informações disponíveis no vídeo abaixo, do canal Ciencialmente e, responda em seu caderno, de que esse objetos e a matéria em geral são formados e quais são suas partículas.

Tudo são Átomos! Nós, e o Universo Também. Link: Tudo são Átomos! Nós, e o Universo Também. – YouTube

ATIVIDADE 2

É chamada de força elétrica a interação entre as partículas do átomo, com suas respectivas cargas elétricas. Veja o que determina se um corpo apresenta-se carregado positivamente ou negativamente no vídeo a seguir da Britannica Escola:

Fundamental Pesquisar Vídeos | Britannica Escola

ATIVIDADE 3

Baseado no vídeo acima, responda em seu caderno:

  • O que acontece entre partículas com cargas elétricas diferentes? E entre partículas com carga elétrica igual?
  • Como fica a carga de um átomo que perdeu elétrons: positiva, negativa ou neutra? Explique sua resposta.
  • Como é possível que balões de plástico atraiam pequenos pedaços de papel?

ATIVIDADE 4

Você pôde perceber até aqui, que os elétrons estão diretamente relacionados aos fenômenos que envolvem a eletricidade. Você sabia que a facilidade em perder ou ganhar elétrons depende do material que forma aquele corpo? Para saber mais sobre o assunto, veja o vídeo a seguir, do Canal Saiba Mais Física. Posteriormente, escreva em seu caderno, o que são materiais condutores, isolantes e exemplifique.

Fonte: Condutores e isolantes – Link: Condutores e Isolantes – YouTube

Referencial Bibliográfico CIENCIALENTE. Tudo são Átomos! Nós, e o Universo Também? YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/b94vtmvk>. Acesso em mar. 2021.
ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, INC. Eletricidade. Britannica Escola. Disponível em <https://tinyurl.com/2m3e42cd>. Acesso em mar. 2021.
SAIBA MAIS FÍSICA. Condutores e Isolantes. YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/u9xxm48w>. Acesso em mar 2021.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da Natureza Estruturante: (EF08CI02-C) Reconhecer um circuito elétrico, explicando a função de cada componente e diferenciando materiais condutores e não condutores.