Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 15/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, serão relembrados alguns aspectos relacionados aos gametas, para que possamos aprender sobre a reprodução sexuada e a sua importância na manutenção da vida. Estudaremos também sobre a reprodução assexuada, assim como as suas vantagens e desvantagens.
Assista a videoaula abaixo com a temática: ASPECTOS DA REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA
Na videoaula acima, aprendemos que a reprodução é a capacidade de geração de novos indivíduos, permitindo a continuidade das espécies. Entendemos que a reprodução sexuada envolve gametas e propicia a variabilidade genética, ao passo que na reprodução assexuada, um indivíduo dá origem a outros, geneticamente idênticos. Percebemos que todas as espécies reproduzem-se, sendo algumas capazes de dar origem a novos indivíduos em ambas as modalidades reprodutivas.
ATIVIDADE 1
Diversos grupos de seres vivos reproduzem de forma sexuada, inclusive, as plantas! Todos os grupos de plantas são capazes de reproduzir sexuadamente, ou seja, as Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. As Angiospermas são as plantas que formam flor, fruto e semente. A flor é o órgão reprodutor dessas plantas contendo, portanto, os gametas. A fecundação dos gametas masculinos e femininos de uma determinada espécie de Angiosperma resulta no desenvolvimento de frutos e sementes. Os frutos protegem as sementes e estas, por sua vez, podem dar origem a uma nova planta, com características genéticas próprias. Analise a imagem abaixo, do site Britannica Escola, posteriormente desenhe uma flor no seu caderno e indique suas principais partes.
ATIVIDADE 2
Os ventos podem propiciar o deslocamento do gameta masculino, permitindo o encontro com o gameta feminino, com a consequente fecundação. Pesquise e responda em seu caderno, que outras circunstâncias favorecem a fecundação das Angiospermas?
ATIVIDADE 3
Você viu até aqui, exemplo de reprodução sexuada na espécie humana e em plantas do grupo das Angiospermas. Muitos seres vivos podem também se reproduzir de forma assexuada. Para entender como é a reprodução assexuada, leia com muita atenção o texto indicado abaixo!
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/reproducao-assexuada.htm
ATIVIDADE 4
Baseado na leitura do texto acima, responda em seu caderno:
- Qual é a principal diferença entre a reprodução sexuada e assexuada?
- Escolha um dos tipos de reprodução assexuada que foram citados no texto e pesquise um exemplo de ser vivo que se reproduz dessa maneira. Depois, esquematize ou escreva com suas próprias palavras como os indivíduos da espécie escolhida se reproduzem assexuadamente.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, INC. Flor. Britannica Escola. Disponível em <https://tinyurl.com/wvwk5bre>. Acesso em 23 fev. 2021. PETE OXFORD/NATURE PICTURE LIBRARY. Flor. Britannica Escola. Disponível em <https://tinyurl.com/39ahc8uh>. Acesso em 22 fev. 2021. SANTOS, Vanessa dos. Reprodução Assexuada. Escola Kids. Disponível em <https://tinyurl.com/c3mfr58p>. Acesso em 22 fev. 2021. |
Componente Curricular | Habilidade |
Ciências da Natureza | Estruturante:(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |