You are currently viewing Ciências da Natureza – As relações entre os seres vivos

Ciências da Natureza – As relações entre os seres vivos

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

AS RELAÇÕES ENTRE AS PLANTAS, O AMBIENTE E OS DEMAIS SERES VIVOS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA SUSTENTABILIDADE E EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS. AS PLANTAS, POR EXEMPLO, PRODUZEM OXIGÊNIO POR MEIO DA FOTOSSÍNTESE, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO SIMBIÓTICA COM OS ANIMAIS, QUE, POR SUA VEZ, LIBERAM DIÓXIDO DE CARBONO.

ALÉM DISSO, AS PLANTAS DESEMPENHAM UM PAPEL VITAL NA MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE, PROPORCIONANDO HABITAT E ALIMENTO PARA DIVERSAS FORMAS DE VIDA. A RELAÇÃO MUTUALÍSTICA ENTRE ELAS E OS POLINIZADORES, COMO ABELHAS E BORBOLETAS, DESTACA A IMPORTÂNCIA DE SUA REPRODUÇÃO E, POR CONSEGUINTE, A PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS SAUDÁVEIS. ENTRETANTO, A DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE, CAUSADA POR ATIVIDADES HUMANAS, AMEAÇA ESSE EQUILÍBRIO.

AS RELAÇÕES ENTRE AS PLANTAS E OS DEMAIS SERES VIVOS TAMBÉM SE MANIFESTAM NA MEDICINA, POIS MUITAS DELAS TÊM PROPRIEDADES MEDICINAIS, SENDO FONTE DE COMPOSTOS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS. ESSA INTERAÇÃO RESSALTA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE A BIODIVERSIDADE E A SAÚDE HUMANA, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS RICOS EM VARIEDADE BIOLÓGICA.

CONTUDO, AS ATIVIDADES HUMANAS TÊM IMPACTOS NEGATIVOS, COMO DESMATAMENTO E POLUIÇÃO, QUE COMPROMETEM A INTEGRIDADE DESSAS RELAÇÕES. A PERDA DE HABITAT AFETA A CAPACIDADE DAS PLANTAS DE OFERECEREM SUPORTE À DIVERSIDADE BIOLÓGICA, ENQUANTO A POLUIÇÃO COMPROMETE A QUALIDADE DO SOLO E DA ÁGUA, PREJUDICANDO A VITALIDADE DAS PLANTAS E A SAÚDE DOS SERES VIVOS ASSOCIADOS.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/garoto-futebol-cara-crian%c3%a7a-homem-160105/>. Acesso em 05, dez. 2023.

QUESTÃO 1

SEGUNDO O TEXTO, QUAL É O PAPEL DAS PLANTAS NA MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE, CONFORME MENCIONADO NO TEXTO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) PRODUÇÃO DE OXIGÊNIO

B) LIBERAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO

C) DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE

D) COMPROMETIMENTO DA INTEGRIDADE

QUESTÃO 2

COMO AS ATIVIDADES HUMANAS IMPACTAM NEGATIVAMENTE AS RELAÇÕES ENTRE AS PLANTAS, O AMBIENTE E OS DEMAIS SERES VIVOS? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) PROMOVEM A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

B) AUMENTAM A QUALIDADE DO SOLO E DA ÁGUA

C) COMPROMETEM A INTEGRIDADE DAS RELAÇÕES

D) FORTALECEM AS RELAÇÕES SIMBIÓTICAS

QUESTÃO 3

VOCÊ SABIA QUE AS INÚMERAS FIGURINHAS DOS ATLETAS DE FUTEBOL, REPRESENTADOS EM ÁLBUNS, FORAM FEITAS ATRAVÉS DE DIVERSAS MATÉRIAS-PRIMAS, COMO, POR EXEMPLO, A ÁRVORE? ELA PRODUZ A FIBRA DE CELULOSE QUE É NECESSÁRIA PARA A FABRICAÇÃO DE MATERIAIS ESCOLARES, TAIS COMO CADERNOS, LIVROS, FOLHAS A4, ETC.


PARA ESTA QUESTÃO, VOCÊ DEVERÁ ASSISTIR A UMA PARTIDA DE FUTEBOL COM A CLASSE OU COM SEUS FAMILIARES, SEJA ATRAVÉS DA TV OU PELA INTERNET. TAMBÉM PODERÁ PESQUISAR ESSE ASSUNTO EM JORNAIS IMPRESSOS, REVISTAS OU EM ÁLBUNS DE FIGURINHAS. OBSERVE TUDO O QUE OCORRE NA PARTIDA, NO JOGO. APÓS, LISTE CINCO ITENS QUE SÃO RETIRADOS DA NATUREZA PARA SUA FABRICAÇÃO.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/futebol-garota-equipe-jogar-campo-1459573/>. Acesso em 05, dez. 2023.

QUESTÃO 4

DA NATUREZA TUDO SE CRIA. IMAGINE QUE VOCÊ É UM JOGADOR (A) DE FUTEBOL. CRIE SUA PRÓPRIA FIGURINHA.

QUESTÃO 5

AO OBSERVAR O AMBIENTE, DESCOBRIMOS MUITOS ELEMENTOS. VAMOS BRINCAR DE CAÇA-PALAVRAS? ENCONTRE DEZ PALAVRAS QUE REPRESENTEM O QUE USAMOS EM NOSSA CASA, MAS QUE VÊM DA NATUREZA.

QUESTÃO 6

MOSTRE A FIGURINHA QUE VOCÊ CRIOU NA QUESTÃO 4 AOS SEUS COLEGAS. DIVIRTAM-SE.

SAIBA MAIS

VAMOS DESCOBRIR QUAIS SÃO OS SERES VIVOS QUE MAIS CONTRIBUEM COM A AGRICULTURA? DÊ O PLAY E SAIBA MAIS.

Canal Danielle Assis “Abelhas?! Zummm!”. Disponível em: <https://youtu.be/vI6KtBqkwLQ>. Acesso 05, dez. 2023.

Autora:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI06-B) Exemplificar e analisar as relações existentes entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Referências:Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014.  

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)