You are currently viewing Ciências da Natureza – As Mudanças de Estado Físico

Ciências da Natureza – As Mudanças de Estado Físico

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

A água é uma substância que pode ser encontrada em três estados físicos diferentes: líquido, sólido e gasoso. Essa capacidade de mudar de estado é fundamental para a vida na Terra e desempenha um papel crucial em diversas situações do cotidiano. Vamos explorar como ela transita entre esses estados físicos e como podemos reconhecer suas mudanças através de experimentos simples.

O líquido é a forma mais comum em que a encontramos a água. Ela flui livremente e é essencial para a maioria dos seres vivos. O ciclo da água, que envolve a evaporação desse líquido dos oceanos e sua posterior condensação nas nuvens, é um exemplo de como ela muda de estado. A água em forma líquida também é crucial para atividades como cozinhar, lavar e beber.

Quando a temperatura da água diminui, ela passa para o estado sólido, tornando-se gelo. Isso ocorre porque as moléculas de água diminuem sua energia cinética e se organizam em uma estrutura cristalina. O gelo é fundamental em situações como refrigeramento de alimentos e na formação de geleiras. Experimentos simples como colocar água em um congelador, podem ilustrar essa transição de estado.

Quando a água é aquecida a temperaturas elevadas, ela se transforma em vapor de água, entrando no estado gasoso. A evaporação de poças d’água em dias quentes é um exemplo comum disso. Além disso, o vapor de água é invisível, mas pode ser visto quando se condensa em pequenas gotas, formando nuvens ou neblina.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: https://www.canva.com/design

QUESTÃO 1

Em nosso planeta podemos encontrar a água em três estados: sólido, líquido e gasoso.

Identifique cada uma das situações abaixo de acordo com os estados físicos da água.

QUESTÃO 2

As transformações da água ocorrem devido às mudanças de temperatura e pressão.

Pesquise, em livros ou internet, dois exemplos de cada:

QUESTÃO 3

No processo de vaporização, há três mudanças significativas, as quais são:

Releia as informações acima, após, ilustre um exemplo de cada relacionada ao processo de vaporização.

QUESTÃO 4

De acordo com o estudo, qual é o estado físico da água quando ela se encontra no congelador? Assinale a alternativa correta.

a) Líquido

b) Sólido

c) Gasoso

d) Plasma

e) Molécula

QUESTÃO 5

O que acontece quando a água evapora? Assinale a alternativa correta.

a) Ela se transforma em gelo.

b) Ela se torna invisível.

c) Ela forma nuvens.

d) Ela fica mais densa.

e) Ela fica mais consistente.

QUESTÃO 6

De acordo com o estudo, complete a cruzadinha.

SAIBA MAIS

Você sabe o que é granizo e como ele é formado? Não?! Assista ao vídeo e saiba mais:

Canal Danielle Assis “Como os granizos são formados?”. Disponível em: <https://youtu.be/zqj4uK50tb8> . Acesso 03, out. 2023.
Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos, líquido, solido e gasoso, reconhecendo suas mudanças em situações do cotidiano e por meio de experimentos simples.
Referências:ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA, Escola Kids, 2022. Disponível em: <https https://escolakids.uol.com.br/ciencias/estados-fisicos-da-agua-e-suas-mudancas.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20%C3%A9%20encontrada%20em,naturalmente%20em%20seus%20tr%C3%AAs%20estados./>. Acesso em: 03, out. 2023.  

MUDANÇA DE FASES. Só Química , 2022. Disponível em < https://www.soquimica.com.br/conteudos/ef/substancias/p2.php />. Acesso em: 03, out.2023.  

O QUE É UMA MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO E COMO ELA OCORRE? Ciência em Ação, 2022. Disponível em <https://cienciaemacao.com.br/o-que-e-uma-mudanca-de-estado-fisico-e-como-ela-ocorre/ >. Acesso em: 03, out.2023.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)