You are currently viewing Ciências da Natureza – As atividades econômicas do estado de Goiás

Ciências da Natureza – As atividades econômicas do estado de Goiás

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CIDADE DE GOIÁS

A Cidade de Goiás, conhecida por seu antigo nome, Vila Boa de Goiás, é um tesouro histórico e cultural no coração do Brasil. Localizada no estado de Goiás, essa cidade encantadora oferece aos visitantes uma experiência única, transportando-os de volta no tempo para os dias do Brasil colonial.

Fundada em 1727, Vila Boa de Goiás desempenhou um papel fundamental na história do país. Era um importante centro administrativo durante o período colonial e um ponto crucial na Estrada Real, que conectava Minas Gerais a Goiás e Mato Grosso. A cidade preserva muitos dos edifícios e ruas que testemunharam esses tempos antigos, tornando-a um destino imperdível para os amantes da história.

A arquitetura colonial bem preservada é uma das maiores atrações da cidade. As ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e igrejas barrocas se destacam, evocando uma atmosfera que parece congelada no tempo. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um dos melhores exemplos desse estilo arquitetônico, com sua fachada ornamentada e interiores ricamente decorados.

Além do patrimônio histórico, a Cidade de Goiás oferece uma cena cultural vibrante. A cidade é lar de inúmeros artistas e artesãos que mantêm vivas as tradições locais. As festas religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, são oportunidades imperdíveis para experimentar a cultura e a religiosidade da região.

A culinária goiana também é uma atração à parte. Pratos tradicionais como o famoso empadão goiano, o arroz com pequi e o guariroba são delícias que os visitantes devem experimentar. Os restaurantes locais oferecem uma ampla variedade de opções gastronômicas, misturando a tradição com uma pitada de modernidade.

Além disso, a cidade é palco de diversos eventos culturais ao longo do ano, incluindo festivais de música, teatro e dança, que atraem artistas de todo o Brasil. Os visitantes também podem explorar as belezas naturais da região, como a Serra Dourada, que oferece trilhas e paisagens deslumbrantes.

Em suma, a Cidade de Goiás, ou Vila Boa de Goiás, é um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam harmoniosamente. Sua rica história, arquitetura colonial bem preservada, cultura vibrante e hospitalidade calorosa a tornam um destino encantador para quem deseja explorar o Brasil autêntico e mergulhar em sua herança colonial. Esta cidade é um verdadeiro patrimônio nacional e uma joia que brilha no coração do país.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Releia o texto e, em seguida, localize a resposta correta para a seguinte pergunta: Qual é o nome original da Cidade de Goiás mencionado no texto?

a) Goiânia

b) Vila Rica

c) Vila Boa de Goiás

d) Cidade Colonial

QUESTÃO 2

No decorrer do texto, a autora apresenta diversas características da Cidade de Goiás.

O que torna essa cidade um destino turístico único? Assinale a alternativa correta.

a) Sua moderna arquitetura

b) Sua proximidade com as praias

c) Sua rica herança histórica e arquitetura colonial bem preservada

d) Sua alta tecnologia e indústria avançada

QUESTÃO 3

Entre as atividades econômicas de Goiás, está o turismo. Com a ajuda de seus familiares, pinte de vermelho as cidades de Goiás que recebem muitos turistas.

QUESTÃO 4

Escolha uma das cidades turísticas acima e após complete:

Data de fundação da cidade:

Liste alguns atrativos turísticos:

QUESTÃO 5

Pinte a cidade de Goiás que é muito procurada pela fabricação de roupas.

QUESTÃO 6

Localize no caça-palavras cinco alimentos que são encontrados nas atividades agrícolas do estado de Goiás. Após, ilustre-os.

SAIBA MAIS

Que tal agora, conhecer um pouco sobre a capital de Goiás, Goiânia? Assista ao vídeo e saiba mais.

Canal Danielle Assis “Goiânia – Goiás!”. Disponível em: <https://youtu.be/O4f8eJ9hdG8>. Acesso em: 17, out. 2023.
Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF03CI10-C) Identificar e relacionar as diversas atividades econômicas do estado, tais como: agricultura, pecuária, turismo e mineração, às diferentes características do solo goiano.
Referências:A ECONOMIA DE GOIÁS. BRASIL ESCOLA, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-economia-goias.htm#:~:text=Goi%C3%A1s%20%C3%A9%20um%20dos%20maiores,vez%2C%20est%C3%A1%20em%20constante%20expans%C3%A3o..>.Acesso em: 17, out. 2023.

COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25.