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Ciências da Natureza – Animais vertebrados

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER O GRUPO DE ANIMAIS VERTEBRADOS. VOCÊ SABIA QUE OS ANIMAIS PODEM SER SEPARADOS EM GRUPOS?
VAMOS CONHECÊ-LOS?

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR

3º ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA – ANIMAIS VERTEBRADOS

ATIVIDADE 1

OBSERVEM  A IMAGEM ABAIXO E PERCEBA O QUE OS ANIMAIS VERTEBRADOS TÊM EM COMUM:

O ESQUELETO SUSTENTA O CORPO, AJUDA NA LOCOMOÇÃO E PROTEGE OS ÓRGÃOS INTERNOS, COMO FÍGADO  PULMÕES E CORAÇÃO.

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E INDIQUE QUAIS ANIMAIS (IMAGENS) SE REFEREM AOS ANIMAIS VERTEBRADOS E, EM SEGUIDA, NOMEIE-OS: 

ATIVIDADE 2

TERIA COMO AS PESSOAS SE LOCOMOVEREM SE NÃO TIVESSEM O ESQUELETO ? POR QUÊ?

ATIVIDADE 3

DESCOBRIMOS QUE OS ANIMAIS VERTEBRADOS POSSUEM CRÂNIO, COLUNA VERTEBRAL E O ESQUELETO, PORÉM AINDA POSSUEM CARACTERÍSTICAS BASTANTE DIFERENTES ENTRE SÍ, POR ISSO COSTUMAM SER SEPARADOS EM OUTROS GRUPOS, QUE REÚNEM CARACTERÍSTICAS AINDA MAIS PECULIARES, SÃO ELES:

OS PEIXES ÓSSEOS ( TUBARÃO, PIRARUCU, BARRACUDA-GIGANTE…);
ANFÍBIOS (SAPOS, RÃS, PERERECAS, SALAMANDRAS, COBRA CEGA);
RÉPTEIS ( TARTARUGAS, LAGARTIXAS, JACARÉS, SERPENTES);
AVES (GARÇAS, ANDORINHAS, GALINHAS, EMAS, PINGUINS );
MAMÍFEROS (SERES HUMANOS, GATOS, PORCOS, CACHORROS, CAVALOS);

OBSERVE AS IMAGENS DOS ESQUELETOS DE ALGUNS ANIMAIS. INDIQUE O GRUPO QUE CADA ANIMAL PERTENCE:

Habilidades estruturantes (Ef03ci04-b) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
(EF03CI05-B) Reconhecer as diferenças entre o ciclo de vida dos animais, identificando algumas espécies que passam por metamorfose. 
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas (presença de penas, pêlos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.)
Referências:Livro: Aprender Juntos 3 Ciências|Robson Rocha| SM|São Paulo|6ªEdição|2017|p 32-39