You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – ANIMAIS E VEGETAIS DO CERRADO

CIÊNCIAS DA NATUREZA – ANIMAIS E VEGETAIS DO CERRADO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


CERRADO, BIOMA ENCANTADOR

No reino do Cerrado, cheio de vida e cor,
Onde plantas e animais vivem em amor,
Uma triste história agora vou contar,
Sobre as consequências que podem chegar.

O Cerrado é um lugar tão belo e especial,
Com tanta riqueza, é um tesouro natural.
Mas se algumas espécies forem extintas aqui,
Tudo vai mudar, vai perder o seu brilho, sim!

Imagina só, sem o tatu-bola a cavar,
Os cupinzeiros ficariam sem se renovar.
E os tamanduás? Ah, que tristeza seria,
Sem suas línguas longas, e sua ousadia.

Os lindos pássaros do Cerrado a cantar,
Se algumas espécies sumirem, vão se calar.
O canto da arara-azul, tão majestoso,
Não poderíamos ouvir, seria doloroso.

E os animais noturnos, como o lobo-guará,
Se diminuírem em número, que tristeza será!
Eles ajudam a controlar os bichos daqui,
Sem eles, poderíamos ter problemas por aí.

As plantas do Cerrado, com tanta diversidade,
Também sofrem com a diminuição da felicidade.
Sem as abelhas polinizando com seu zumbido,
As flores não dariam frutos, e o ecossistema ficaria comprometido.

O Cerrado é um tesouro que devemos preservar,
Para as crianças, as futuras gerações herdar.
Vamos cuidar das espécies, protegê-las com amor,
Para que o Cerrado continue exalando seu esplendor!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/paisagem-lua-noite-%C3%A1rvore-cerrado-1629977/>. Acesso em 07, jun. 2023.

QUESTÃO 1

Uma das consequências da diminuição ou extinção de algumas espécies do Cerrado mencionadas no poema tem sido o/a

(A) aumento da diversidade de plantas. 

(B) redução das interações ecológicas no ecossistema. 

(C) melhoria da qualidade do ar na região. 

(D) aumento da população de animais noturnos.

QUESTÃO 2

Segundo a autora, se as abelhas desaparecessem do Cerrado ocorreria a/as

(A) polinização das flores seria interrompida, impedindo a formação de frutos. 

(B) plantas do Cerrado se adaptariam e encontrariam outras formas de reprodução. 

(C) flores passariam a ser polinizadas por aves migratórias. 

(D) população de abelhas de outras regiões migraria para o Cerrado para ocupar o espaço vago.

QUESTÃO 3

Por que é importante preservar as espécies do Cerrado mencionadas no poema?

QUESTÃO 4

Para ajudar na conservação do Cerrado e a proteção de suas espécies, redija uma frase de conscientização para a sociedade.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(GOEF04CI12) Analisar as consequências da diminuição ou da extinção de algumas espécies do Cerrado. 
Referências: Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. 

BIOMA CERRADO, EMBRAPA, 2023. Disponível em: <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado>. Acesso em: 15 fev. 2024.

CERRADO, Brasil Escola, 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm>. Acesso em: 15, fev. 2024.

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.