You are currently viewing Ciências da Natureza – Animais Domésticos e Silvestres

Ciências da Natureza – Animais Domésticos e Silvestres

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS DATA DE 12 MIL ANOS, DURANTE O PERÍODO NEOLÍTICO.

OS ANIMAIS DOMÉSTICOS SÃO AQUELES QUE HISTORICAMENTE SE ACOSTUMARAM A VIVER COM O SER HUMANO. EXEMPLOS: CACHORRO, GATO, GALINHA, CAVALO, VACA E OUTROS.

OS ANIMAIS SILVESTRES SÃO AQUELES QUE NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS A CONVIVEREM COM OS SERES HUMANOS. EXEMPLOS: PAPAGAIO, ONÇA, LEÃO, TIGRE, MACOCO, JACARÉ, JIBÓIA E OUTROS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/cachorro-gato-animais-de-estima%c3%a7%c3%a3o-2606759/>. acesso em 27, março. 2022.

QUESTÃO 1

PREENCHA A TABELA ABAIXO:

ANIMAIS DOMÉSTICOSANIMAIS SILVESTRES
SIGNIFICADO
CARACTERÍSTICAS
EXEMPLOS

QUESTÃO 2

ESCREVA TRÊS FRASES UTILIZANDO EXEMPLOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES.

QUESTÃO 3

NO BRASIL, E TAMBÉM EM OUTROS PAÍSES DO MUNDO, ENCONTRAMOS LEIS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES. SENDO ASSIM, QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA LEGISLAÇÃO?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Gp1kqDcLhLTkrFHnj9TaeKI4nPDsWR4U?usp=sharing


SAIBA MAIS

Canal José Firmino de Oliveira Neto “Ciências da Natureza: Tráfico de animais”. Disponível em: <https://youtu.be/X45naDPzo4g>. acesso 28, março. 2022.
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF03CI04-A) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais, especialmente domésticos e do Cerrado.
ReferênciasBUENO, C. Relação entre homens e animais transforma comportamentos dos humanos e dos bichos. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v72n1/v72n1a04.pdf>. Acessado em: 25 de março de 2022.
 
GIUMELLI, R. D.; SANTOS, M. C. P. Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico. Revista da Abordagem Gestáltica, v. XXIII, n. 1, p. 49-58, 2016.