You are currently viewing Ciências da Natureza – Água em Risco: A Consciência das Ações Humanas no Ciclo Hidrológico

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Água em Risco: A Consciência das Ações Humanas no Ciclo Hidrológico

A interferência humana no ciclo hidrológico é uma realidade que demanda nossa atenção e compreensão. O reconhecimento da influência das ações antrópicas nesse ciclo é essencial para garantir a preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos. A urbanização desenfreada, o desmatamento e as atividades industriais alteram significativamente a dinâmica natural da água na atmosfera, solo e corpos d’água.

O desmatamento, por exemplo, reduz a capacidade das florestas em absorver água da chuva, resultando em maior escoamento superficial e menor recarga de aquíferos. Além disso, a expansão urbana e as mudanças no uso do solo aumentam as áreas impermeáveis, diminuindo a infiltração da água no solo e contribuindo para enchentes e deslizamentos.

As atividades industriais frequentemente liberam poluentes que contaminam rios e lagos, comprometendo a qualidade da água disponível. O consumo excessivo e inadequado de recursos hídricos também intensifica a pressão sobre os ecossistemas aquáticos.

A conscientização sobre esses impactos é crucial para promover práticas sustentáveis. Iniciativas como o reflorestamento, controle do uso do solo e tratamento adequado de efluentes industriais são fundamentais para mitigar os efeitos das ações antrópicas no ciclo hidrológico.

A educação ambiental desempenha um papel central nesse contexto, capacitando as comunidades a adotarem comportamentos mais responsáveis em relação à água. Somente por meio do entendimento e da mudança de hábitos poderemos assegurar a disponibilidade de água para as gerações presentes e futuras. É imperativo que a sociedade atue de maneira consciente, reconhecendo sua influência no ciclo hidrológico e assumindo a responsabilidade coletiva pela preservação desse recurso vital.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Releia o texto e observe a imagem acima atentamente para responder esta questão:

Como a urbanização desenfreada e o desmatamento afetam o ciclo hidrológico? Assinale a alternativa correta.

a) Aumentam a capacidade das florestas em absorver água.

b) Reduzem a infiltração da água no solo, contribuindo para enchentes.

c) Melhoram a recarga de aquíferos.

d) Aumentam a pressão sobre os ecossistemas aquáticos.

e) Estimulam a biodiversidade nas áreas urbanizadas.

QUESTÃO 2

Segundo a autora, qual é o impacto das atividades industriais mencionadas no texto? Assinale a alternativa correta.

a) Reduzem a contaminação de rios e lagos.

b) Contribuem para a qualidade da água disponível.

c) Liberam poluentes que comprometem a qualidade da água.

d) Aumentam a capacidade de tratamento de efluentes.

e) Promovem a regeneração natural dos corpos d’água.

QUESTÃO 3

Explique como o desmatamento influencia no ciclo hidrológico e apresente uma medida prática para mitigar seus efeitos.

QUESTÃO 4

Elabore um cartaz para a conscientização da sociedade sobre o desmatamento e sua consequência para o calor excessivo.

QUESTÃO 5

Em grupo, elabore um pequeno projeto para aprimorar a preservação da água em sua escola ou em casa, incentivando a comunidade a adotar práticas sustentáveis.

SAIBA MAIS

Volta e meia ouvimos sobre os “5 erres”, mas você sabe o significado de cada um deles? Aperte o play e aprenda mais com a professora Mariana Araguaia :).

Canal Mariana Araguaia “Os 5Rs da Sustentabilidade”. Disponível em: <https://youtu.be/1iePYSKVVmo> . Acesso 22, jan. 2024.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água.
Referências:AÇÃO ANTRÓPICA, Mundo Educação, 2022. Disponível em< https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/acao-antropica.htm >.Acesso em: 22, jan. 2024.

CICLO DA ÁGUA, Brasil Escola, 2022. Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm>. Acesso em: 22, jan. 2024.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida
Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)