ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Água em Risco: A Consciência das Ações Humanas no Ciclo Hidrológico
A interferência humana no ciclo hidrológico é uma realidade que demanda nossa atenção e compreensão. O reconhecimento da influência das ações antrópicas nesse ciclo é essencial para garantir a preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos. A urbanização desenfreada, o desmatamento e as atividades industriais alteram significativamente a dinâmica natural da água na atmosfera, solo e corpos d’água.
O desmatamento, por exemplo, reduz a capacidade das florestas em absorver água da chuva, resultando em maior escoamento superficial e menor recarga de aquíferos. Além disso, a expansão urbana e as mudanças no uso do solo aumentam as áreas impermeáveis, diminuindo a infiltração da água no solo e contribuindo para enchentes e deslizamentos.
As atividades industriais frequentemente liberam poluentes que contaminam rios e lagos, comprometendo a qualidade da água disponível. O consumo excessivo e inadequado de recursos hídricos também intensifica a pressão sobre os ecossistemas aquáticos.
A conscientização sobre esses impactos é crucial para promover práticas sustentáveis. Iniciativas como o reflorestamento, controle do uso do solo e tratamento adequado de efluentes industriais são fundamentais para mitigar os efeitos das ações antrópicas no ciclo hidrológico.
A educação ambiental desempenha um papel central nesse contexto, capacitando as comunidades a adotarem comportamentos mais responsáveis em relação à água. Somente por meio do entendimento e da mudança de hábitos poderemos assegurar a disponibilidade de água para as gerações presentes e futuras. É imperativo que a sociedade atue de maneira consciente, reconhecendo sua influência no ciclo hidrológico e assumindo a responsabilidade coletiva pela preservação desse recurso vital.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Releia o texto e observe a imagem acima atentamente para responder esta questão:
Como a urbanização desenfreada e o desmatamento afetam o ciclo hidrológico? Assinale a alternativa correta.
a) Aumentam a capacidade das florestas em absorver água.
b) Reduzem a infiltração da água no solo, contribuindo para enchentes.
c) Melhoram a recarga de aquíferos.
d) Aumentam a pressão sobre os ecossistemas aquáticos.
e) Estimulam a biodiversidade nas áreas urbanizadas.
QUESTÃO 2
Segundo a autora, qual é o impacto das atividades industriais mencionadas no texto? Assinale a alternativa correta.
a) Reduzem a contaminação de rios e lagos.
b) Contribuem para a qualidade da água disponível.
c) Liberam poluentes que comprometem a qualidade da água.
d) Aumentam a capacidade de tratamento de efluentes.
e) Promovem a regeneração natural dos corpos d’água.
QUESTÃO 3
Explique como o desmatamento influencia no ciclo hidrológico e apresente uma medida prática para mitigar seus efeitos.
QUESTÃO 4
Elabore um cartaz para a conscientização da sociedade sobre o desmatamento e sua consequência para o calor excessivo.
QUESTÃO 5
Em grupo, elabore um pequeno projeto para aprimorar a preservação da água em sua escola ou em casa, incentivando a comunidade a adotar práticas sustentáveis.
SAIBA MAIS
Volta e meia ouvimos sobre os “5 erres”, mas você sabe o significado de cada um deles? Aperte o play e aprenda mais com a professora Mariana Araguaia :).
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água. |
Referências: | AÇÃO ANTRÓPICA, Mundo Educação, 2022. Disponível em< https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/acao-antropica.htm >.Acesso em: 22, jan. 2024. CICLO DA ÁGUA, Brasil Escola, 2022. Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm>. Acesso em: 22, jan. 2024. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |