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Ciências da Natureza: A QUANTIDADE DE ÁGUA NA TERRA E SEUS ESTADOS FÍSICOS

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 10/05/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, aprenderemos sobre a água presente no planeta: sua quantidade, como está distribuída, estados físicos e transformações dessas configurações. Também, analisaremos algumas frações, relacionando-as aos números decimais e vice-versa. Bons estudos!

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:   A QUANTIDADE DE ÁGUA NA TERRA E SEUS ESTADOS FÍSICOS

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Com a videoaula acima, percebemos que o planeta Terra, apesar do nome, possui mais água do que “terra firme”, sendo que aproximadamente um terço de sua superfície, ou seja, 75%, é de água. Entendemos que a maioria da água do planeta é encontrada nos mares e oceanos.

Compreendemos que a minoria da água do planeta, em torno de 2,5%, é “doce”, que refere-se à água que não é salgada, sendo que a maior parte dessa água encontra-se no estado sólido, principalmente nas geleiras situadas nos polos do planeta, e a outra parte, encontra-se na atmosfera, no estado gasoso. Ressaltamos que da água doce no estado líquido, há uma porcentagem localizada em regiões subterrâneas e, em uma quantidade menor, há aquela disponível para o uso humano.

Refletimos sobre a poluição, o desperdício de água e o que podemos fazer em relação a esse cenário. Também conhecemos alguns exemplos que envolvem as mudanças de estados físicos da água: solidificação (líquido – sólido), fusão (sólido – líquido), vaporização (líquido – gasoso), condensação (gasoso – líquido), sublimação (sólido – gasoso) e ressublimação (gasoso – líquido).

ATIVIDADE 1

Com a videoaula da Professora Mariana Araguaia, entendemos que mais da metade do corpo é composto por água e que apesar do nosso planeta ser chamado “Terra”, há mais água do que “terra firme” em sua superfície. Baseado nessas aprendizagens e em novas pesquisas, responda em seu caderno, quais as porcentagens de água no corpo humano e de água que o planeta Terra possui em relação à “terra firme”.

ATIVIDADE 2

Chamamos de hidrosfera o conjunto de toda a água que existe no planeta Terra. Sobre ela, leia o texto do Instituto Akatu, indicado abaixo, para depois responder às perguntas no seu caderno de Ciências:

Você sabe qual a quantidade de água disponível para consumo na Terra? (akatu.org.br)

  • De acordo com o texto, qual é a porcentagem de água salgada que há no nosso planeta? 
  • E quanto à água doce da Terra: qual é a sua porcentagem?
  • Onde é encontrada a água doce da Terra?
  • Segundo trecho do texto, “…da quantidade total de água doce na Terra, apenas 0,26% encontra-se disponível para atender nossas necessidades vitais, concentrando-se em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas”. Usando uma calculadora, transforme essa porcentagem em número decimal. 

ATIVIDADE 3

A água pode se apresentar no estado líquido, gasoso ou sólido. Essas características diferentes da água são chamadas de estados físicos. Muitas transformações da água de um estado físico para outro podem ser identificadas no nosso dia a dia:

  • Quando você coloca água potável (líquida) em um recipiente e o coloca no refrigerador, depois de certo tempo ela ficará no estado sólido. Essa mudança de estado físico é chamada de solidificação.
  • Ao pegar esse gelo (estado sólido) e deixá-lo à temperatura ambiente, aos poucos ele se tornará líquido. A essa mudança de estado físico, damos o nome de fusão.
  • Quando tomamos banho quente, em especial com a porta fechada, parte da água líquida passa para o estado gasoso. Ocorre, então, a vaporização. Atenção: tomar banho muito quente pode fazer mal à sua pele, e faz com que o consumo de energia seja mais alto!
  • Podemos observar que depois de um banho muito quente, algumas superfícies ficam embaçadas, tais como a janelas e espelhos. Isso acontece porque a água no estado gasoso se transformou em várias gotículas de água no estado líquido. Assim, dizemos que ocorreu a condensação.
  • Quando um alimento congelado é colocado em uma panela bem quente, parte da água contida nele passa do estado sólido diretamente para o gasoso. Trata-se da sublimação. A situação inversa é chamada de ressublimação.

No seu caderno de Ciências, escolha uma das transformações físicas da água e pense em uma situação do seu dia a dia que ela possa estar envolvida. Agora, escreva o nome da transformação física da água que você pensou e represente esse exemplo na forma de desenho.

ATIVIDADE 4

Como você viu até aqui, apesar do planeta Terra ter bastante água, é muito pequena a quantidade de água disponível para consumo. O vídeo indicado abaixo, do canal Alfabetização Científica e Mais, indicará algumas situações importantes sobre isso, observe:

Desperdício de água – Canal: Alfabetização Científica e mais

Baseado no vídeo acima, escreva em seu caderno, qual é o problema relacionado à água apresentado, e o que você já faz ou pode fazer para evitar o problema apresentado.


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial Bibliográfico AKATU. Você sabe qual a quantidade de água disponível para consumo na Terra? Akatu Por um Consumo Consciente. Disponível em <https://tinyurl.com/yyymptss>. Acesso em abr. 2021.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MAIS. Desperdício de água. YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/r8vpxb78>. Acesso em abr. 2021.
GERALT/22781. Terra. Pixabay. Disponível em <https://tinyurl.com/bxvu8wf7>. Acesso em abr. 2021.

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água.
Complementar:
(EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos, líquido, solido e gasoso, reconhecendo suas mudanças em situações do cotidiano e por meio de experimentos simples.
Matemática Estruturante:
(EF05MA05-A) Comparar e ordenar números racionais na representação decimal e na fracionária, utilizando a noção de equivalência, relacionando-os a pontos na reta numérica.