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CIÊNCIAS DA NATUREZA – A influência celestial em nosso cotidiano

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A influência celestial em nosso cotidiano

Nossa jornada pelo cosmos nos revela um espetáculo celestial que influencia nosso cotidiano de maneiras surpreendentes. As fases da Lua, marcadas por sua dança luminosa no céu, são um capítulo fascinante desse enredo cósmico. Em aproximadamente 29,5 dias, testemunhamos a metamorfose lunar, da invisibilidade na Lua Nova à luminosidade máxima na Lua Cheia. Essas fases não são apenas um espetáculo noturno, mas também moldam nossas atividades diurnas.

O movimento de rotação da Terra, responsável pelo ciclo dia-noite, desenha nosso relógio biológico e dita ritmos fundamentais em nossas vidas. O amanhecer marca o despertar, enquanto o anoitecer indica o descanso. Agricultura, indústria e até mesmo nossos momentos de lazer estão intrinsecamente ligados a esses movimentos. A compreensão desses fenômenos astronômicos nos leva a uma apreciação mais profunda de como a natureza e o cosmos estão entrelaçados em nosso cotidiano.

Ao relacionarmos os movimentos cíclicos da Lua e da Terra, surgem conexões culturais e históricas. Civilizações antigas, como os egípcios e os maias, baseavam seus calendários nessas observações celestiais. Hoje, essa tradição persiste em calendários que não apenas marcam dias e meses, mas também celebram festividades religiosas e eventos sociais. A diversidade de calendários ao redor do mundo é uma manifestação da riqueza cultural construída sobre a compreensão dos movimentos celestiais.

Esses conhecimentos têm aplicações práticas na construção de calendários lunares, essenciais para prever eventos astronômicos importantes e planejar atividades sazonais. A observação das fases da Lua também influencia tradições culturais, como a determinação do início do mês em alguns calendários religiosos. Em um mundo globalizado, onde diferentes culturas coexistem, essa compreensão torna-se uma ponte para apreciar e respeitar a diversidade cultural.

Em última análise, as fases da Lua e os movimentos da Terra não são apenas fenômenos astronômicos distantes. São partes integrantes do tecido de nossa existência, moldando nossa percepção do tempo, nosso relacionamento com a natureza e nossa conexão com as tradições culturais. Ao refletirmos sobre esses elementos celestiais, somos instigados a uma busca contínua por conhecimento, cultivando uma apreciação mais profunda das maravilhas que nos cercam.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, qual é a duração aproximada de um ciclo completo das fases da Lua? Assinale a alternativa correta.

a) 15 dias

b) 29,5 dias

c) 365 dias

d) 48 horas

QUESTÃO 2

O movimento de rotação é o giro de um objeto em torno de um eixo central ou de uma linha imaginária. Especificamente em astronomia, quando nos referimos ao movimento de rotação da Terra, estamos falando sobre o giro da Terra em torno do seu próprio eixo. Esse eixo é uma linha imaginária que passa pelos polos norte e sul.

Pensando na explicação acima e o texto inicial, o que o texto destaca como sendo influenciado pelo movimento de rotação da Terra? Assinale a alternativa correta.

a) Movimentos sísmicos

b) Ciclo de marés

c) Ciclo dia-noite

d) Movimento de translação

QUESTÃO 3

Explique como as fases da Lua moldam não apenas o cenário noturno, mas também influenciam as atividades diurnas, de acordo com o texto.

QUESTÃO 4

Como a compreensão dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra pode ser uma ponte para apreciar e respeitar a diversidade cultural no contexto globalizado, conforme mencionado no texto?

QUESTÃO 5

Atividade Experimental: Explorando as Fases da Lua

Objetivo:

Compreender as fases da Lua e os movimentos da Terra através de uma atividade prática.

Materiais Necessários:

– Uma esfera representando a Lua (pode ser uma bola de isopor ou papel machê)

– Uma fonte de luz (lanterna ou lâmpada)

– Um suporte para a esfera (um pedaço de arame ou palito)

– Um local escuro para simular a noite

– Caneta e papel para registro das observações

Procedimento:

Preparação da Lua:

  • Fixe a esfera (representando a Lua) em um suporte para que possa girar facilmente.
  • Certifique-se de que a esfera pode ser iluminada de um lado.

Simulação da Luz Solar:

  • Coloque a fonte de luz em um ponto fixo, representando o Sol.
  • Posicione a Lua de modo que ela esteja iluminada pelo lado voltado para o Sol.

Observação das Fases:

  • Gire suavemente a esfera enquanto observa como a luz solar incide sobre ela.
  • Anote as diferentes fases da Lua conforme ela gira. Comece pela Lua Nova, passando pelas fases crescentes, Lua Cheia e fases minguantes.

Relação com o Movimento de Rotação:

  • Enquanto gira a Lua, explique como esse movimento está relacionado ao movimento de rotação da Terra.
  • Destaque como diferentes partes da Lua recebem a luz do Sol, criando as fases observadas.

Simulação do Ciclo Dia-Noite:

  • Mantenha a Lua iluminada enquanto gira, representando a rotação da Terra.
  • Observe como a iluminação na Lua muda, simulando o ciclo dia-noite na Terra.

Reflexão e Discussão:

  • Peça aos participantes para refletirem sobre como a atividade representa os fenômenos astronômicos discutidos.
  • Incentive uma discussão sobre como as fases da Lua e o movimento de rotação da Terra afetam nosso cotidiano.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI11-A) Identificar as fases da Lua, destacando sua influência no cotidiano. 
(EF04CI11-B) Explicar e descrever os movimentos da Terra e sua influência no cotidiano. 
(EF04CI11-C) Relacionar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares associando o uso desse conhecimento à construção de calendários em diferentes culturas.
Referências:Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

AS FASES DA LUA E SUA INFLUÊNCIA NO DIA A DIA, CHC, 2023 . Disponível em: <https://chc.org.br/as-fases-da-lua-e-sua-influencia-no-dia-a-dia/>. Acesso em: 18, nov. 2023.  

MOVIMENTOS DA TERRA, Brasil Escola Uol, 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm.>. Acesso em: 18, nov. 2023.  

MOVIMENTOS DA TERRA, Toda Matéria, 2023. Disponível em:< https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm> Acesso em: 18, nov. 2023.  
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)