You are currently viewing Ciências da Natureza – Conhecendo o nosso planeta Terra

Ciências da Natureza – Conhecendo o nosso planeta Terra

Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 16/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que os fungos são microrganismos que estão presentes em vários momentos da nossa vida? Diferentes alimentos que consumimos têm em sua composição esses seres fantásticos, como iogurtes, queijos e cogumelos. Além disso, alguns medicamentos que ajudaram a salvar a vida de milhões de pessoas só puderam ser desenvolvidos com a utilização dos fungos.

É importante lembrar que existem espécies de fungos que podem colocar em risco a nossa saúde, e, por isso são necessárias precauções para que não haja a disseminação. 

Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE 1

Observe o alimento a seguir:

Cabrales, Queijo, Molde Azul, Bolor, Molde Nobre

Muitos fungos podem ser utilizados como ingredientes de deliciosos pratos. Faça uma relação de alimentos que levam os fungos em sua produção ou receitas que os utilizam em sua elaboração.

ATIVIDADE 2

Observe as figuras que representam dois alimentos que possuem fungos:

Alimentos, Tomates, Saudável, Legumes, Fruta

Pequeno Almoço, Saudável, Iogurte, Pote De Conserva

Qual dos alimentos, se consumidos, podem representar um risco à saúde?  Porque você chegou a essa conclusão?

ATIVIDADE 3

Os fungos são seres vivos que têm o seu desenvolvimento em ambientes com umidade. Podemos encontrá-los no solo, dentro dos seres vivos, em alimentos, em construções mofadas e até dentro dos formigueiros. 

Além da produção de alimentos, quais são as situações em que os fungos podem ser úteis para o meio ambiente? Faça o registro. 

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
EF04CI06 – Relacionar a participação de fungos e bactérias  no processo de decomposição, reconhecendo a importância  ambiental desse processo.

EF04CI07-A – Verificar a participação de microrganismos nos processos de produção de alimentos, como queijos, iogurtes, coalhadas, de combustíveis, como álcool, biodiesel, medicamentos, como antibióticos, reconhecendo a importância da tecnologia nesses processos.