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Ciências da Natureza: CAMADAS DA TERRA, ROCHAS E FÓSSEIS

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 15/03/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, iremos identificar as principais características das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra, aprender sobre os diferentes tipos de rocha, relacionar a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos e interagir em língua inglesa em situações comunicativas.

Temática: fósseis. Disponível em: pxhere.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:  CAMADAS DA TERRA, ROCHAS E FÓSSEIS

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que muito antes do surgimento da espécie humana na superfície da Terra, muitos eventos ocorreram. Compreendemos que dinossauros viveram e entraram em extinção, continentes se separaram (influenciando na formação das camadas terrestres) e, dinamicamente, diversas rochas tem sido criadas, desagregadas e recriadas, contribuindo para as características e dinâmicas que a Terra apresenta.

ATIVIDADE 1

Hello! How are you? Você gosta de assistir filmes? Existe um bem interessante, chamado no Brasil de “Parque dos Dinossauros”, dirigido por Steven Spielberg, distribuído pelo Universal Studios e estreado no ano de 1993. O enredo do filme trata-se de um grupo de cientistas, que, financiados por um senhor muito rico, criam um parque temático com várias espécies de dinossauros vivos. A imagem a seguir retrata a entrada do parque fictício desse filme. Usando um dicionário de Inglês, físico ou online, pesquise o significado das palavras que estão escritas na fachada do parque. Anote, no seu caderno de Ciências, as palavras em Inglês, a tradução de cada uma delas para a Língua Portuguesa e a relação entre os dinossauros e essas palavras.

Temática: Jurassic Park. Autor: Jun Maegawa. Disponível em: wikimediacommons.org

ATIVIDADE 2

Para a ciência, os dinossauros viveram há muito tempo, antes mesmo da espécie humana existir. Nesse sentido, muitos eventos ocorreram na Terra entre o surgimento desses dois grupos de seres vivos. Uma maneira de perceber isso é através dos fósseis. Você já ouviu falar sobre eles? Veja o vídeo abaixo, da TV Brasil, e escreva, em seu caderno, o que são fósseis.

Fósseis alteram rotina de Cajapió, no Maranhão. Canal: Tv Brasil. Disponível em: Fósseis alteram rotina de Cajapió, no Maranhão – YouTube

ATIVIDADE 3

Você assistiu que os exemplares encontrados em Cajapió (MA) são do mesmo subgrupo de espécies de dinossauros cujos fósseis foram descobertos no norte da África. A explicação científica para esse evento é a Deriva Continental, ocorrida no Período Cretáceo. Acesse o link abaixo e veja o vídeo, da Britannica Escola, que aprofundará um pouco mais sobre esse assunto:

https://escola.britannica.com.br/pesquisa/v%C3%ADdeos/camadas%20da%20terra/recursos/205580

ATIVIDADE 4

Baseado no vídeo anterior e em novas pesquisas, caso ache necessário, escreva em seu caderno: 

  • O nome das camadas da Terra e suas características, apontando em qual delas os seres vivos estão situados. 
  • A relação entre “Cretáceo”, “Jurássico” e os dinossauros.

ATIVIDADE 5

Entre as duas camadas mais externas da Terra, podem haver algumas fendas ou mesmo a existência de vulcões, que provocam eventualmente a liberação de uma substância muito quente, formada por material rochoso derretido, chamada de magma. Ao chegar à superfície terrestre, o magma passa a ser chamado de lava, que vai se esfriando ao longo do tempo, e forma um tipo de rocha chamada ígnea ou magmática. Para saber mais sobre rochas, acesse o link abaixo e leia o texto abaixo, e analise em qual  tipo de rocha é possível que fósseis sejam formados e conservados.

https://escola.britannica.com.br/artigo/rocha/482382


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCC0 DOMÍNIO PÚBLICO. Fóssil. Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/813912>. Acesso em fev 2021.
ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA, INC. Placas Tectônicas. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/v%C3%ADdeos/camadas%20da%20terra/recursos/205580>. Acesso em fev 2021.
ESCOLA BRITANNICA. Rocha. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/artigo/rocha/482382>. Acesso em fev 2021.
JUN MAEGAWA. Jurassic Park. Disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Jurassic_Park_-_panoramio_-_Jun_Maegawa.jpg>. Acesso em fev 2021.
TV BRASIL. Fósseis alteram rotina de Cajapió, no Maranhão. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=yxN2ewrjhlE>. Acesso em fev 2021.

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Complementar:
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Língua InglesaEstruturante:
(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.