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Ciências – As fases da lua

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Ciências para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 17/09/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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Nesta aula, você estudará sobre a lua, um satélite natural que gira em torno da Terra, que, depois do Sol, é o corpo celeste mais brilhante. Bons estudos!

Assista à videoaula da professora Jussarinha sobre esta temática.

Ciências | 5º Ano | Ens. Fundamental

Você se recorda o que é um satélite? Acertou se disse que é todo objeto que gira em torno de um planeta. A lua é o satélite natural do planeta Terra. A lua é cercada de poesia dos amantes, fonte inesgotável de poesia. Mas você sabia que ela interfere em muitos acontecimentos em nossa vida, muito além da imaginação poética e da claridade que nos fornece? Isso mesmo! A força gravitacional da lua é responsável, por exemplo, pela alta e baixa das marés, pois a força da gravidade faz com que as águas se movimentam.

Olhando aqui da Terra, a lua muda de aparência, isto é, muda de fase. Algumas vezes ela parece um círculo completo (fase de lua cheia), outras vezes, aparece como uma fatia fina (fase no quarto crescente ou quarto minguante) e aparece ainda totalmente escura (fase nova). Apesar dessas fases, a lua não muda sua forma, na verdade, ela reflete a luz do Sol, porque enquanto a lua gira em torno da Terra, o sol brilha em diferentes partes do nosso planeta. É justamente este jogo de esconde-esconde que faz com que aqui da terra possamos ver tanto o sol quanto a lua. Muitas vezes, as posições tanto da lua, do sol e da terra causam eclipses. Num eclipse do sol, a lua bloqueia a visão dele por alguns momentos para quem está na Terra. Durante um eclipse da lua, já é a terra quem bloqueia a visão dele por alguns momentos para quem está na Terra, pois a terra impede o sol de brilhar sobre a lua.

A proximidade da lua com a terra é suficiente para afetar o nível dos oceanos. A força de gravidade da lua faz com que a maré suba e baixe diariamente. A lua é formada por rochas e sua superfície tem milhares de buracos que chamamos de crateras, que se formam quando pedaços de rochas e metais – chamados de meteoritos –  colidem com a lua. A superfície lunar também tem planícies compostas de lava expelidas por vulcões há bilhões de anos. 

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/lua-cheia-lua-menina-assistindo-451605/

Os seres humanos desde tempos remotos observam a lua. Assim, no século XVII, inventou-se o telescópio para que pudesse estudá-la com mais precisão. Em 1969, o foguete americano Apollo 11 levou os primeiros astronautas que pisaram no solo lunar.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

Já sabemos que a lua é um satélite natural e é um astro que gira em torno da terra, que ela tem crateras gigantescas, provocadas por impactos de meteoritos ou erupções vulcânicas semelhantes às que acontecem aqui na terra. Saiba mais uma curiosidade: na lua existem cristais de gelo nas regiões polares, mas não tem água líquida. Lá também não tem ar, portanto não tem vento. A superfície lunar também é composta por planícies, montanhas e vales, mas não há plantas e nem animais. A lua não é uma estrela com o Sol e por isso não tem luz própria. Só conseguimos vê-la porque ela reflete a luz do sol. A lua demora quase um mês para dar uma volta completa ao redor da terra. Ela passa por quatro fases: lua nova, quarto minguante, lua cheia e quarto crescente.

A lua nova

Observe na imagem seguinte que, na fase da lua nova, o lado da lua iluminado pelo sol não está voltado para a terra. Nessa fase, a lua passa pelo céu durante o dia.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

A lua crescente

No quarto crescente, conseguimos enxergar somente metade do lado iluminado da lua. Como podemos ver no hemisfério sul.

onte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

A lua cheia

Na lua cheia, conseguimos enxergar todo o lado iluminado da lua porque ele está inteiramente de frente para a Terra. A lua cheia interfere até em nosso sangue. Segundo estudos, ficamos mais tensos, retemos mais líquidos no corpo, o que faz com que fiquemos mais inchados. Nossas emoções ficam mais afloradas. É também na lua cheia que ficamos mais criativos e assim desenvolvemos melhor nosso potencial. É uma fase propícia à pesca, as plantas ficam mais iluminadas. É uma fase de respostas e realizações.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

A Lua minguante

A última das quatro mais conhecidas fases da lua, antes de recomeçar o ciclo, é a fase do quarto minguante. Nessa fase, também, conseguimos enxergar apenas metade do lado iluminado da lua como podemos ver no hemisfério norte.

Fonte: Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

Curiosidades sobre a lua

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/pais-e-filhos-curiosidade-explica%c3%a7%c3%a3o-1699502/

1. Há cerca de 4 bilhões de anos, um protoplaneta, que é um planeta que está terminando de se formar, colidiu com a Terra e arrancou um pedaço daqui. Esse pedaço arrancado ganhou forma. Atraído pela gravidade da Terra, passou a circular ao seu redor. Assim, “nasceu” a Lua.

2. A Lua continua presa à Terra até hoje devido à força da gravidade terrestre. Veja bem, da mesma forma a Terra gira em torno do Sol, a Lua gira em torno da Terra. A explicação desse fenômeno se dá a partir de uma força de atração presente em qualquer corpo ou objeto. Como a Terra tem mais matéria, possui gravidade maior do que a da Lua, mantendo, dessa forma, o satélite natural na nossa órbita.

3. A Lua influencia bastante nosso planeta. Sua gravidade age sobre a Terra e provoca as marés, ou seja, o movimento de vai e vem dos oceanos que ocorre de 12 em 12 horas. Se a Lua não existisse, a direção do eixo da Terra mudaria de posição o tempo inteiro, em ângulos de grande amplitude – tanto que os polos ficariam apontados para o Sol, o que deixaria o clima maluco. No inverno, por exemplo, seria tão frio que mesmo em países tropicais toda a água seria congelada.

4. Atualmente, uma viagem até a Lua duraria cerca de dois dias em uma nave espacial. Mas esses números podem aumentar, pois a Lua se afasta do nosso planeta 3,8 centímetros por ano. Dessa forma, daqui a 4,6 bilhões de anos, estará a 560 mil quilômetros de distância da Terra – isso afetará bastante o planeta, bagunçando o clima, por exemplo.

5. Nosso satélite gira em torno da Terra, refletindo (conforme a posição em que está) a luz do Sol. Então, o reflexo da luz solar na superfície da Lua dá origem às fases lunares. Elas mudam toda semana, nessa ordem: nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante. Por exemplo: quando a superfície da Lua é totalmente iluminada pelo Sol, enxergamos a lua cheia.

6. Já ouviu falar do lado escuro da Lua? Trata-se de uma face que nunca é vista por quem olha aqui da Terra. As fotos que existem desse lado do satélite natural mostram uma região com pedras, areia, crateras e montanhas. Aliás, existem muitas crateras no nosso satélite! Elas são resultado de impactos causados por corpos celestes ao longo do tempo.

7. Não faltam lendas sobre a Lua! Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que cortar o cabelo na Lua crescente faz os fios crescerem mais depressa. E que, para que as flores nasçam mais bonitas, é melhor plantar as sementes na Lua nova. No entanto, nada disso é comprovado pela ciência.

8. A chamada Lua Azul não tem nada a ver com cor, mas com as fases da Lua, que não se repetem no mesmo mês. Mas, como para tudo existe uma exceção, a cada 2,5 anos, a Lua cheia ocorre duas vezes no mesmo mês. A segunda Lua cheia é chamada de Lua Azul.

9. Um perigeu, isto é, quando a Lua se aproxima da Terra, aconteceu três meses antes do naufrágio do Titanic – um grande navio que ganhou repercussão, inclusive, no cinema. A atração gravitacional gerada por esse evento produziu marés altas em 1912, o ano do acidente com o Titanic, fazendo com que icebergs da Groenlândia se desprendessem e entrassem na rota do navio.

Relembrando a aula

Nessa aula, você estudou sobre o satélite natural de grande importância, que é a lua. Conheceu um pouco de suas fases e a interferência delas no nosso planeta e no nosso cotidiano.

Atividade

Questão 1 – O desafio agora é olhar para o céu, identificar qual a fase da lua, anotar em seu caderno e redigir um texto sobre esta fase lunar. Pesquise, anote e compartilhe em suas redes sociais.


Habilidade estruturante:COMPLEMENTARES: (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. 
Referências:Ligamundo: Ciências, 5ºano: ensino fundamental, anos iniciais/ Cesar da Silva Júnior (et al) 1 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.
https://escola.britannica.com.br/artigo/Lua/481956.  

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).