You are currently viewing Ciências da Natureza – Animais invertebrados

Ciências da Natureza – Animais invertebrados

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 09/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER O GRUPO DE ANIMAIS INVERTEBRADOS. VOCÊ SABIA QUE OS ANIMAIS PODEM SER SEPARADOS EM GRUPOS? VAMOS CONHECÊ-LOS?

ATIVIDADE 1

LESMAS, ARANHAS, BORBOLETAS, CENTOPÉIAS E MINHOCAS SÃO BEM DIFERENTES ENTRE SI. MAS ESSES ANIMAIS TÊM CARACTERÍSTICAS EM COMUM E AO MESMO TEMPO, SÃO TODOS BEM DIFERENTES DOS ANIMAIS VERTEBRADOS, POIS OS ANIMAIS INVERTEBRADOS NÃO TEM OSSOSCOMO CRÂNIO E COLUNA VERTEBRAL, SENDO ASSIM ABAIXO ESTÃO ALGUNS EXEMPLOS DE ANIMAIS INVERTEBRADOS. VOCÊ CONSEGUIRIA NOMEÁ-LOS? CONVIDE SUA FAMÍLIA E EMBARQUE NESSE DESAFIO.

ATIVIDADE 2

OS ANIMAIS AQUÁTICOS VIVEM NA ÁGUA DOCE DE RIOS, LAGOS,  REPRESAS E LAGOAS. TAMBÉM EXISTEM OS QUE VIVEM NA ÁGUA SALGADA DE MARES E OCEANOS. VOCÊ PODE NOTAR QUE ALGUNS MOSQUITOS E ALGUMAS ARANHAS CONSEGUEM SE LOCOMOVER NA SUPERFÍCIE DAS ÁGUAS SEM SE AFUNDAR. POR QUÊ ISSO ACONTECE? NESSA ATIVIDADE VAMOS VER COMO ISSO OCORRE.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • COPO PLÁSTICO TRANSPARENTE COM ÁGUA
  • LÁPIS
  • RÉGUA 
  • TESOURA COM PONTAS  ARREDONDADAS
  • FOLHA DE PAPEL-ALUMÍNIO

(Disponível em: Livro: Aprender Juntos 3 Ciências|Robson Rocha| SM|São Paulo|6ªEdição|2017|p 49)

EXPERIMENTE

  1. COM AJUDA DE UM ADULTO DESENHE UM RETÂNGULO DE 16 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO, POR 3,5 CENTÍMETROS DE LARGURA NA FOLHA DE PAPEL-ALUMÍNIO.
  2. CORTE O RETÂNGULO COM A TESOURA.
  3. DOBRE O RETÂNGULO QUATRO VEZES, COMO MOSTRA A FIGURA AO LADO.
  4. COLOQUE A TIRA DOBRADA SOBRE A ÁGUA NO COPO E OBSERVE.
  5. PRESSIONE DE LEVE O PAPEL-ALUMÍNIO COM A PONTA DE UM LÁPIS E SOLTE. REPITA O PROCEDIMENTO. OBSERVE O QUE ACONTECE COM A ÁGUA EM CONTATO COM A TIRA.
  6. PRESSIONE A TIRA COM MAIS FORÇA E VEJA O QUE ACONTECE.

ATIVIDADE 3

ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA QUE ACABOU DE REALIZAR , CONVIDE A FAMÍLIA PARA CONVERSAREM A RESPEITO, RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO:

  • O PAPEL-ALUMÍNIO AFUNDOU QUANDO FOI COLOCADO NA ÁGUA?
  • O QUE ACONTECEU COM A ÁGUA QUANDO A TIRA FOI PRESSIONADA LEVEMENTE? E QUANDO FOI PRESSIONADA COM FORÇA?
  • COMPARE A OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO COM O INSETO NA ÁGUA. QUE ETAPA DO EXPERIMENTO CORRESPONDE AO DESLOCAMENTO DO INSETO? POR QUÊ?

Habilidades estruturantes (EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
(EF03CI05-B) Reconhecer as diferenças entre o ciclo de vida dos animais, identificando algumas espécies que passam por metamorfose. 
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas (presença de penas, pêlos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.)
Referências:Livro: Aprender Juntos 3 Ciências|Robson Rocha| SM|São Paulo|6ªEdição|2017|p 44-51