You are currently viewing Geografia – Cidade e Campo

Geografia – Cidade e Campo

Olá! Tudo bem?

Hoje conversaremos sobre a vida e o trabalho no campo e na cidade.

Também conversaremos sobre epidemia e pandemia e quais atitudes devemos ter para nos proteger, afinal ainda estamos vivendo uma pandemia e não podemos nos descuidar.


A vida na cidade e no campo. Você sabe quais são as principais diferenças entre eles? E o que o campo e a cidade têm em comum? Vamos aprender mais sobre esse assunto?

Atividade 1

Para realizar essa atividade você seguirá os seguintes passos:

A. Primeiro, veja as imagens abaixo e perceba o que torna um espaço diferente do outro.

Fonte: Prefeitura de Goiânia.
Link: https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-negocia-debitos-com-ate-80-de-desconto/
Fonte: Fundação Telefonica Vivo.
Link: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/quais-os-desafios-da-educacao-do-campo-a-professora-eliene-novaes-rocha-da-unb-detalha-as-dificuldades-e-perspectivas-da-area-rural/
Crédito: Arquivo Fundação Telefônica Vivo

B. Com qual das duas imagens o lugar que você mora se parece?

C. Observe bem e identifique quais são as semelhanças e as diferenças entre as imagens e o lugar que você mora. Você pode anotar suas conclusões em seu caderno ou no bloco de notas do seu celular.

D. Se você pudesse escolher onde morar, qual escolheria…por quê?

E. Você concorda que a cidade e o campo estão interligados, ou seja, que uma organização precisa da outra?

F. Em seguida, acesse o link abaixo para ampliar seu conhecimento sobre a vida no campo e na cidade.

Fonte: YouTube – Geografia 4 ano Campo e cidade espaços interligados. Canal: Beatriz Agna
Link: https://www.youtube.com/watch?v=EkAuE9_Puxg

– Que tipo de trabalho é comum no campo? E na cidade? Em sua opinião há um tipo de trabalho mais importante que o outro? Converse com os adultos aí de sua casa e saiba o que eles acham. Pergunte sempre por que eles têm aquela opinião.

G. Agora veja o gráfico abaixo, encontre a nossa região e a porcentagem da população que vive na área urbana, ou seja, nas cidades e verifique a  população da região Centro-Oeste vive mais na área urbana ou no campo?


Atividade 2  

Como você já sabe, estamos passando por uma pandemia. A pandemia acontece quando uma nova doença se espalha mundo afora. E você sabe a diferença entre epidemia e pandemia? Epidemia é um termo utilizado quando um grande surto afeta uma região. Quando esse surto se espalha por diferentes continentes com transmissão de pessoa para pessoa, chamamos de pandemia. Compreendeu? Por isso, é muito importante que todos sigamos as recomendações das autoridades de saúde, pois assim ajudamos a diminuir a transmissão dessa terrível doença.

Você também já sabe que no caso da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, os nossos hábitos de higiene e o distanciamento social são atitudes que podem nos proteger. Alguém de sua família, ou amigo/a já foi contaminado/a pelo vírus? Você sabe o que deve fazer nesse caso? Não? Então aqui vai uma boa forma de aprender como fazer.

Acesse o link e aprenda com o Cordel. Preste atenção às rimas, ao ritmo e à melodia.

Fonte: YouTube – Cordel da informação: COVID-19. Canal: ONU Brasil
Link:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=BU5VYECOVZY&feature=emb_logo

Atividade 3

Vamos relembrar o que é um Cordel?

A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e tornou-se um meio de eternizar as histórias do Nordeste e do Norte e que são cantadas pelos repentistas. Os cordéis têm versos e desenhos conhecidos por xilogravuras. 

Aqui vai um desafio:

Escolha um tema e crie um Cordel.

Organize um espaço e prepare um momento especial para apresentar para o pessoal da sua casa, ou para alguém que estiver com você em casa. Mas lembre-se de primeiro explicar a todos o que é um Cordel, combinado?

Ah! E não se esqueça de ilustrar.

Para fazer um Cordel basta usar a sua imaginação, papel e lápis ou caneta.


Atividade 4

O que você sente quando alguém lhe agradece por alguma gentileza ou lhe dá bom dia? E como você se sente ao ser gentil com as pessoas com quem você convive? Para finalizar nossas atividades de hoje, você relembrará três expressões mágicas muito importantes para a convivência social. Vamos relembrar as três expressões mágicas que sempre nos ajudam a ter um dia melhor?

Acesse o link e assista ao vídeo da Charlotte Lunette.

Fonte: YouTube – As três expressões mágicas | Canal da Charlotte. Canal: Canal da Charlotte
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5iNgOolwfhg&t=81s

Experimente usar as três expressões mágicas durante o dia com as pessoas de sua família e observe como elas irão reagir, combinado? Ser gentil e educado com as pessoas é muito importante e nos faz bem. Lembre-se sempre disso! Mesmo naqueles dias ou situações em que você esteja de mau humor ou bravo.


ComponentesHabilidades
Geografia(EF04GE07-A) Compreender comparar as diversas formas de trabalho no campo.

(EF04GE07-B) Compreender comparar as diversas formas de trabalho na cidade.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.