You are currently viewing Ciências da Natureza – Ciclo da matéria e o fluxo de energia

Ciências da Natureza – Ciclo da matéria e o fluxo de energia

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


CICLO DA MATÉRIA E O FLUXO DE ENERGIA

“Comer, comer, comer, comer,

Comer para depois crescer …

Quem nunca cantou essa canção? Ela expressa bem a cadeia alimentar. Nela, os seres vivos têm uma interação em relação à nutrição, em que uns se alimentam dos outros, ocorrendo então a transferência de energia alimentar.

Nessa cadeia, as plantas e as algas são os produtores porque são capazes de produzir o seu próprio alimento. Determinados animais e seres humanos se alimentam de algumas plantas, portanto são chamados de consumidores primários. Outros animais se alimentam de animais, e são chamados de consumidores secundários, e assim por diante.

A alimentação é essencial para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos. Todos estes organismos, produtores e consumidores, quando morrem, entram em decomposição. Nesse momento, os seres decompositores entram em ação, como fungos, bactérias e protozoários.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:


Questão 1

Observe a imagem abaixo:

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-846357/> Acesso em: 07, jul. 2022.

É possível observar uma garotinha se alimentando de melancia. Pensando na cadeia alimentar, essa fruta faz parte do:

(   ) Consumidor secundário

(   ) Produtor

(   ) Consumidor terciário

Questão 2

Alguns seres vivos gostam de comer apenas verduras, legumes e frutas. Eles são chamados de herbívoros. Escreva o nome de quatro seres vivos que consomem esse tipo de alimentação.

Questão 3

Os seres humanos possuem uma alimentação variada, consumindo alimentos de origem animal e vegetal (e mineral), portanto são considerados onívoros. Escreva na tabela, o que você consome diariamente.

Questão 4

Na cadeia alimentar um ser vivo serve de alimento para outro ser vivo. Observe a imagem abaixo. Nela, escreva o nome de cada elemento, conforme exemplos, e depois complete a tabela.



Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/diagrama-de-conceito-de-cadeia-alimentar_12321642.htm#query=cadeia%20alimentar&position=3&from_view=keyword>. Acesso em: 09, ago. 2023.

Questão 5

Releia o texto inicial e responda: Qual é o papel das plantas e das algas na cadeia alimentar? Marque um X na alternativa correta.

(A) Produtores

(B) Consumidores primários

(C) Consumidores secundários

(D) Seres decompositores

Questão 6

De acordo com o texto, quais são os seres responsáveis pela decomposição dos organismos mortos na cadeia alimentar? Sublinhe a resposta correta.

(A) Plantas e algas

(B) Consumidores primários

(C) Consumidores secundários

(D) Seres decompositores

Saiba mais

Para saber mais sobre o ciclo da matéria e o fluxo de energia, assista o vídeo abaixo:

Canal Prof.ª Dani. “Ciclo da Matéria e o Fluxo de Energia”. Disponível em: <https://youtu.be/RR3DjUM4qd8>. Acesso em 09, ago. 2023.

Autoria: Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.  
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em: 30, jun. 2022.

CADEIA ALIMENTAR, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm>. Acesso em: 06, Jul. 2022.  

DOMINGOS, Reinaldo. Coleção dos Sonhos para Educação Financeira: Ensino Fundamental I, 4º ano. 1 ed. São Paulo:  DSOP, 2017.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)