ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CICLO DA MATÉRIA E O FLUXO DE ENERGIA
“Comer, comer, comer, comer,
Comer para depois crescer …“
Quem nunca cantou essa canção? Ela expressa bem a cadeia alimentar. Nela, os seres vivos têm uma interação em relação à nutrição, em que uns se alimentam dos outros, ocorrendo então a transferência de energia alimentar.
Nessa cadeia, as plantas e as algas são os produtores porque são capazes de produzir o seu próprio alimento. Determinados animais e seres humanos se alimentam de algumas plantas, portanto são chamados de consumidores primários. Outros animais se alimentam de animais, e são chamados de consumidores secundários, e assim por diante.
A alimentação é essencial para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos. Todos estes organismos, produtores e consumidores, quando morrem, entram em decomposição. Nesse momento, os seres decompositores entram em ação, como fungos, bactérias e protozoários.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
Questão 1
Observe a imagem abaixo:
É possível observar uma garotinha se alimentando de melancia. Pensando na cadeia alimentar, essa fruta faz parte do:
( ) Consumidor secundário
( ) Produtor
( ) Consumidor terciário
Questão 2
Alguns seres vivos gostam de comer apenas verduras, legumes e frutas. Eles são chamados de herbívoros. Escreva o nome de quatro seres vivos que consomem esse tipo de alimentação.
Questão 3
Os seres humanos possuem uma alimentação variada, consumindo alimentos de origem animal e vegetal (e mineral), portanto são considerados onívoros. Escreva na tabela, o que você consome diariamente.
Questão 4
Na cadeia alimentar um ser vivo serve de alimento para outro ser vivo. Observe a imagem abaixo. Nela, escreva o nome de cada elemento, conforme exemplos, e depois complete a tabela.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/diagrama-de-conceito-de-cadeia-alimentar_12321642.htm#query=cadeia%20alimentar&position=3&from_view=keyword>. Acesso em: 09, ago. 2023.
Questão 5
Releia o texto inicial e responda: Qual é o papel das plantas e das algas na cadeia alimentar? Marque um X na alternativa correta.
(A) Produtores
(B) Consumidores primários
(C) Consumidores secundários
(D) Seres decompositores
Questão 6
De acordo com o texto, quais são os seres responsáveis pela decomposição dos organismos mortos na cadeia alimentar? Sublinhe a resposta correta.
(A) Plantas e algas
(B) Consumidores primários
(C) Consumidores secundários
(D) Seres decompositores
Saiba mais
Para saber mais sobre o ciclo da matéria e o fluxo de energia, assista o vídeo abaixo:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em: 30, jun. 2022. CADEIA ALIMENTAR, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm>. Acesso em: 06, Jul. 2022. DOMINGOS, Reinaldo. Coleção dos Sonhos para Educação Financeira: Ensino Fundamental I, 4º ano. 1 ed. São Paulo: DSOP, 2017. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |