You are currently viewing Arte – A Viola, a Catira e a Cultura Goiana

Arte – A Viola, a Catira e a Cultura Goiana

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA, ELA É DIFERENTE DO VIOLÃO E FAZ PARTE DA CULTURA GOIANA.

Imagem Livre: Viola caipira com trabalho de marchetaria – Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira

VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA, ELA É DIFERENTE DO VIOLÃO E FAZ PARTE DA CULTURA GOIANA.
VOCÊ JÁ OUVIU OU DANÇOU UMA MODA DE VIOLA?
É UM SOM TÃO BONITO QUE PARECE QUE ESTAMOS DENTRO DE UMA HISTÓRIA ANTIGA!
VOCÊ SABIA QUE TEM UMA DANÇA MUITO LEGAL QUE É FEITA AO SOM DA VIOLA? CHAMA-SE CATIRA! NELA, AS PESSOAS BATEM PALMAS, SAPATEIAM E SE DIVERTEM MUITO AO RITMO DA MÚSICA.
A CATIRA É UMA DANÇA BEM ANIMADA E CHEIA DE ENERGIA, ONDE TODO O MUNDO SE DIVERTE JUNTO. É COMO SE A MÚSICA NOS LEVASSE PARA UM MUNDO DE BRINCADEIRAS E ALEGRIA, CONECTANDO A GENTE COM AS HISTÓRIAS DO PASSADO E DO PRESENTE!


QUESTÃO 1

COMPARE AS IMAGENS E APONTE O QUE VÊ DE DIFERENTE ENTRE OS DOIS INSTRUMENTOS. 

1 – Imagem Livre: Viola caipira – Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira
2 – Imagem retirada do Canva educacional de Billion Photos – Disponível em: www.canva.com

VEJA O VÍDEO DO PROFESSOR MAXWELL G. CEROZINO E OBSERVE.

DEPOIS DIALOGUE COM OS COLEGAS OU FAMILIARES SOBRE O QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO.

Canal Maxwell Cerozino “VIÓLA E VIOLÃO (Um pouco da História e Curiosidades) #violacaipira”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mrO7JO_jEFk&t=61s>. Acesso em: 02 Mai. 2022.

QUESTÃO 2

AGORA VAMOS CONHECER A CATIRA E O SOM DA VIOLA COMO TRILHA SONORA, PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.

Canal: PASSEANDOUNB • PAS 2024. CATIRA (manifestação cultural e regional). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=Jvep7w-kmS8>. Acesso em: 19 março. 2024.

A PARTIR DO QUE VIU, AS PARTES DO CORPO QUE SÃO MAIS USADAS NOS MOVIMENTOS DA DANÇA CATIRA SÃO

(A) CABEÇA E PÉS

(B) OLHOS E PERNAS

(C) MÃOS E CABEÇAS

(D) BRAÇÕES E MÃOS, PERNAS E PÉS

QUESTÃO 3

A CATIRA É

(A) UMA DANÇA URBANA

(B) UMA DANÇA SOLO SÓ DE MULHERES

(C) UMA DANÇA TRADICIONALDO CENTROESTE BRASILEIRIRO

(D) UMA DANÇA TRADICIONALDO AFRICANA

QUESTÃO 3

RESOLVA O QUEBRA CABEÇA ABAIXO, COM ATENÇÃO NOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA CATIRA E DOS CATIREIROS.

ATENÇÃO: TERÁ QUE ASSOCIAR A IMAGEM À PALAVRA CORRESPONDENTE. JOGO – O QUE OS CATIREIROS USAM?

WORDWALL – LINK: https://wordwall.net/pt/resource/31868153

QUESTÃO 4

AGORA, VAMOS DANÇAR UM POUQUINHO?

SE SOLTE!  

Canal TV Brasil “Passarinhando: Catira do Passarinho”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AOOtiRfDLSc>. Acesso em: 02 Mai. 2022.

SABER MAIS

Vídeo Introdutório: https://youtu.be/f202N-g5hFw

PARA SABER MAIS ACESSE O CANAL: Record TV Goiás – CAMPINAS É PALCO DE GRUPOS DE CATIRA.  Link: <https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw

CATIRA – ESTILO DE DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSTADO POR AMANDA MARIA AZEVEDO EM: 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>

GABARITO DA QUESTÃO 3:

Imagem construída no Paint, a partir de imagens livres dos sites Commons.wikimedia.org e Canva Educacional.

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente CurricularArte
Objetivos 
Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas.
Repertório corporal
Produção goiana e seus contextos.

Elementos da Linguagem:
Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais

Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas
Habilidades:
(GO-EF01AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.



(GO-EF01AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos.


(GO-EF01AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas.
Referências: Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 
Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 
CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>