Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA, ELA É DIFERENTE DO VIOLÃO E FAZ PARTE DA CULTURA GOIANA.
VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA, ELA É DIFERENTE DO VIOLÃO E FAZ PARTE DA CULTURA GOIANA.
VOCÊ JÁ OUVIU OU DANÇOU UMA MODA DE VIOLA?
É UM SOM TÃO BONITO QUE PARECE QUE ESTAMOS DENTRO DE UMA HISTÓRIA ANTIGA!
VOCÊ SABIA QUE TEM UMA DANÇA MUITO LEGAL QUE É FEITA AO SOM DA VIOLA? CHAMA-SE CATIRA! NELA, AS PESSOAS BATEM PALMAS, SAPATEIAM E SE DIVERTEM MUITO AO RITMO DA MÚSICA.
A CATIRA É UMA DANÇA BEM ANIMADA E CHEIA DE ENERGIA, ONDE TODO O MUNDO SE DIVERTE JUNTO. É COMO SE A MÚSICA NOS LEVASSE PARA UM MUNDO DE BRINCADEIRAS E ALEGRIA, CONECTANDO A GENTE COM AS HISTÓRIAS DO PASSADO E DO PRESENTE!
QUESTÃO 1
COMPARE AS IMAGENS E APONTE O QUE VÊ DE DIFERENTE ENTRE OS DOIS INSTRUMENTOS.
VEJA O VÍDEO DO PROFESSOR MAXWELL G. CEROZINO E OBSERVE.
DEPOIS DIALOGUE COM OS COLEGAS OU FAMILIARES SOBRE O QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO.
QUESTÃO 2
AGORA VAMOS CONHECER A CATIRA E O SOM DA VIOLA COMO TRILHA SONORA, PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.
A PARTIR DO QUE VIU, AS PARTES DO CORPO QUE SÃO MAIS USADAS NOS MOVIMENTOS DA DANÇA CATIRA SÃO
(A) CABEÇA E PÉS
(B) OLHOS E PERNAS
(C) MÃOS E CABEÇAS
(D) BRAÇÕES E MÃOS, PERNAS E PÉS
QUESTÃO 3
A CATIRA É
(A) UMA DANÇA URBANA
(B) UMA DANÇA SOLO SÓ DE MULHERES
(C) UMA DANÇA TRADICIONALDO CENTROESTE BRASILEIRIRO
(D) UMA DANÇA TRADICIONALDO AFRICANA
QUESTÃO 3
RESOLVA O QUEBRA CABEÇA ABAIXO, COM ATENÇÃO NOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA CATIRA E DOS CATIREIROS.
ATENÇÃO: TERÁ QUE ASSOCIAR A IMAGEM À PALAVRA CORRESPONDENTE. JOGO – O QUE OS CATIREIROS USAM?
QUESTÃO 4
AGORA, VAMOS DANÇAR UM POUQUINHO?
SE SOLTE!
SABER MAIS
Vídeo Introdutório: https://youtu.be/f202N-g5hFw
PARA SABER MAIS ACESSE O CANAL: Record TV Goiás – CAMPINAS É PALCO DE GRUPOS DE CATIRA. Link: <https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw>
CATIRA – ESTILO DE DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSTADO POR AMANDA MARIA AZEVEDO EM: 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>
GABARITO DA QUESTÃO 3:
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas. Repertório corporal Produção goiana e seus contextos. Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas | Habilidades: (GO-EF01AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos. (GO-EF01AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos. (GO-EF01AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira> |