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EDUCAÇÃO FÍSICA – CATIRA – DANÇA COMO FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Olá! Hoje você vai aprender um pouco sobre dança e descobrir como ela pode fazer parte de nossas aulas.

ATIVIDADE 1

Vamos Ler O Texto “Catira – Estilo De Dança Do Folclore Brasileiro”. Após A Leitura Responda Algumas Perguntas.

Catira é um ritmo musical e estilo de dança com maior recorrência na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, caracterizada pela batida das mãos e dos pés. É um dos estilos mais famosos do folclore brasileiro, com origens de culturas como portuguesa, europeias, africana, indígena e espanhola. 

Em 2010, foi celebrada pela primeira vez no Primeiro Festival Nacional de Catira, que foi realizado em Uberlândia, em Minas Gerais. Também chamado de cateretê, essa dança está associada ao universo sertanejo e geralmente é formada por seis a dez dançarinos, além de dois violeiros. 

Geralmente os grupos de catiras são formados apenas por homens que são chamados de catireiros. O “rasqueado” e a “escova” são alguns dos passos característicos desta dança do folclore brasileiro. 

Surgimento da Dança Catira

A dança catira é um ritmo de origem híbrida, pois tem influências de diversas culturas, sendo as principais: africana, portuguesa, espanhola, europeia e indígena. Alguns estudiosos defendem que a origem dos passos tem ligação com a época dos peões dos Bandeirantes, já que segue um padrão de batidas de mãos e pés parecidos. 

Alguns historiadores defendem também que a prática da dança catira já era executada entre os índios, na época do Brasil ColôniaPadre José de Anchieta teria sido o principal divulgador do estilo aqui, quando incluiu o ritmo nos ritos de celebração das festas de São Gonçalo, de Nossa Senhora da Conceição e de São João

Acredita-se que o cateretê também sofre influências portuguesas, devido a presença da viola, que foi criada em Portugal e trazida para o Brasil pelos jesuítas. 

Disponível em: LINK

1-Em quais regiões brasileiras a Catira é mais recorrente?

2- Quais culturas influenciaram essa dança?

ATIVIDADE 2

Assista a 2 vídeos e compare-os

Grupo de catira – Os considerados

Grupo de catira Os Considerados – Artur Paulo e Nathan – Canal Marisa Vitor – YouTube

Catira Orgulho Caipira

Catira Orgulho Caipira – Canal Mileny Gontijo – YouTube

1 – O que você notou de diferente nos dois vídeos?

2- Já assistiu a uma apresentação de catira?

ATIVIDADE 3

Devido a pandemia muitas pessoas se reinventaram para continuar suas atividades diárias. Com esse grupo de catira não foi diferente. Acesse o site e veja como foi possível continuar suas atividades mesmo que a distância.

3 – Em seguida pesquise uma letra de uma música de catira e a reescreva em seu caderno.


Saiba Mais / Referências:

Texto complementar – CATIRA

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=104

VITOR, Marisa. Grupo de Catira Os Considerados – Artur Paulo e Nathan (5 min 22 s) . 2018. Disponível em ˂https://youtu.be/kNTYVLs5ydE˃.Acesso em 5 ago. 2020.

GONTIJO, Milene. Catira orgulho caipira. 9min27s. 2013. Disponível em ˂https://youtu.be/ErmnvgbGAmE˃ .Acesso em 5 ago. 2020

FERNANDA, Fernanda. Catira Brasil afora- Catira Paulista. 51s. 2020. Disponível em: ˂https://conteudo.solutudo.com.br/aracatuba/cidadania-aracatuba/catira-no-brasil-conheca-o-projeto-aracatubense-uniu-todo-o-pais-atraves-da-danca/˃ Acesso em 5 ago. 2020.

Objeto de ConhecimentoDança do contexto comunitário e regional Materialidades E Imaterialidades -Patrimônio cultural material e imaterial
Componentes CurricularesArte e Educação Física
Habilidades(GO-EF05EF09) Vivenciar e recriar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígena, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulários e repertórios relativos a diferentes linguagens artísticas , estabelecendo sentido de pertencimento e reconhecimento da alteridade.
(GOEF-06EF26) Analisar questões sociais como gênero, classe, raça, sexualidade e as resistências e reproduções expressas nas danças urbanas e manifestações culturais relacionadas.

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Corpo, Expressão e Movimento