You are currently viewing Cantigas regionais

Cantigas regionais

Olá! Você sabe o que são Cantigas de Roda? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo da cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu mundo imaginário e geralmente com coreografias. Vamos aprender mais sobre Cantigas de roda?

As Cantigas de Roda são brincadeiras comuns em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada como brincadeira de crianças de todas as idades em locais como escolas, creches, parques, etc.

Atividade 1

Acesse o link e cante a cantiga de roda “ A Canoa Virou”, do grupo musical Palavra Cantada. Convide alguém de sua família para cantar com você:

“A Canoa Virou” – Canal: Palavra Cantada Oficial – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo

Atividade 2

Que tal um desafio? Vamos produzir um livro de cantigas de roda? Para isso:

* Pegue alguns papéis disponíveis em sua casa.
* Defina a quantidade de páginas que terá o seu livro.
* Separe a primeira folha para fazer a capa.
* Escreva em cada folha as letras das músicas das cantigas de roda que você conhece e sabe de cor. Se precisar, com ajuda da sua família, pesquise outras cantigas de roda na internet.
* Ilustre a capa e escreva o seu nome completo. Seja criativo!
* Quando acabar o distanciamento social, presenteie um(a) amigo(a) com o seu livro.

Atividade 3

Vamos brincar de cantigas de roda? Convide seus familiares para brincar e ensinar algumas cantigas de roda da época deles de criança.

ComponentesHabilidades 
Língua Portuguesa(EF12LP01-A) Ler textos conhecidos de memória, como cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas, por meio da leitura colaborativa, realizando ajuste do texto falado ao seu registro gráfico.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.