You are currently viewing Campo artístico-literário – Gêneros: crônicas

Campo artístico-literário – Gêneros: crônicas

Olá! Tudo bem? Não sei se você sabe; mas, a palavra discurso significa a fala de uma pessoa, a sua fala, a minha fala, a fala do outro, enfim. Ele é um discurso direto quando analiso a minha fala, ou de quem escreveu o texto (discurso); e é indireto quando eu analiso a fala de outra pessoa. Para você entender melhor esse assunto, assista ao vídeo no link abaixo.


Atividade 1 – Agora é a sua vez, assista ao vídeo e fique atento às ideias.

https://www.youtube.com/watch?v=I4sEPml9mYc

Atividade 2 – Creio que você observou a diferença entre os diversos tipos de discursos mencionados no vídeo, correto? Agora, em seu caderno escreva as principais diferenças entre esses discursos.



Atividade 3 – Observe a tirinha abaixo. Existe um diálogo entre as personagens da Turma da Mônica, este é um tipo de discurso direto. Leia atentamente a conversa da tirinha e responda às perguntas.

imagem 2.jpg


Saiba mais:

Foto do discurso.png



Objeto de conhecimento
Discurso direto e indireto: Diferenciação do discurso indireto e direto no contexto: estrutura da frase Verbos de enunciação Diferenciação de fala de personagem e narrador.
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Habilidades(EF35LP30-A) Reconhecer as diferenças e semelhanças entre discurso indireto e discurso direto, focalizando na pontuação e no uso dos verbos descendi (verbos para introduzir um diálogo: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.)(EF35LP30-B) Compreender que a fala de um personagem pode vir organizada em uma variedade linguística diferente do texto do narrador, o que implica no uso de recurso de caracterização de personagem, ou de suas intenções.
Referências:DC – GO – Documento Curricular para Goiás – SME – Goiânia – GO 2019. Editora FAPI – 5° Edição Apostila (Sequências Pedagógicas Nivelamento). https://youtube/I4sEPml9mYc , 01 de agosto de 2020. 10 horas e 21 minutos.
Proponente:Valéria
EscolaEscola Municipal de Tempo Integral GO-04
CREBrasil Di Ramos Caiado