You are currently viewing Ciência da Natureza – Cadeias e teias alimentares

Ciência da Natureza – Cadeias e teias alimentares

Olá, querido (a) aluno (a)! Vamos aprender sobre cadeia e teia alimentar.

Atividade 1

Como está sua energia hoje? Todos os dias você faz algumas refeições a fim de obter energia para realizar atividades diárias. Quando isso não acontece, você pode ficar fraco e sem disposição. Para estudar, ler, brincar, fazer atividades domésticas e até para dormir, você precisa respirar e produzir energia, a partir dos nutrientes.

O fluxo de energia, no entanto, passa de um ser para outro. Mas como será que isso acontece? 

Neste vídeo abaixo, você verá que o fluxo de matéria e energia é representado por esquemas, chamados cadeia e teia alimentar:

Níveis Tróficos: Teias e cadeias alimentares – Canal: Carla Patrícia –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=tMWrJgoae4E
  • Você percebeu que todos os seres vivos são importantes para a sobrevivência de um ecossistema? Entendeu a diferença entre cadeias e teias alimentares? Então leia o texto e compreenda melhor esses conceitos.

Cadeias e teias alimentares

Cadeia alimentar-  é uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para outro. Nessa rota, a energia e a matéria dos alimentos são transferidas de um nível para outro. Diferentemente de uma teia alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional.

Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. A Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química.

teia alimentar–  representa melhor as relações de alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira simplificada como o conjunto de várias cadeias alimentares de um ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-teia-alimentar.htm

Teia alimentar

Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/te/ia/teiaalimentar-0.jpg

Atividade 2

Responda em seu caderno, faça o cabeçalho:

1 – Afinal, quais são as diferenças entre cadeia e teia alimentar?

2 – Como a energia fica armazenada dentro do ecossistema?

SAIBA MAIS: Acesse os vídeos e aumente seus conhecimentos sobre nossa aula de hoje:

Fluxo de Matéria e Energia – Canal: Daniel Carvalho –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=10h5VTEpmqM

Fluxo de energia e matéria através dos ecossistemas | Ecologia | Biologia | Khan Academy – Canal: Khan Academy Brasil –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qj6RWzK7cYI

Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares(EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimentação dos seres produtores, consumidores e decompositores
(EFO4CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.