You are currently viewing HISTÓRIA – CADA FAMÍLIA É DE UM JEITO

HISTÓRIA – CADA FAMÍLIA É DE UM JEITO

Olá crianças, Hoje vamos falar sobre a família e a forma que ela se compõe. Você sabe falar como é formada a sua família? Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte de nossas vidas, tais como: pai, mãe, irmãos, avós, tios e primos que também chamamos de parentes.

Agora é com você …


Atividade 1

Vamos assistir ao vídeo abaixo: Quintal da Cultura – Minha Família.

“Quintal da Cultura – Minha Família 04/10/11” – Canal: Quintal da Cultura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js

Converse com alguém de sua família e se você ainda não sabe pergunte, quem são as pessoas que fazem parte da sua família?


Atividade 2

Vamos conhecer vários tipos de famílias e como elas se formam; veja na historinha do vídeo abaixo;

“As Famílias do Mundinho – Varal de Histórias” – Canal: Varal de Histórias – Link: https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8

Agora que você já sabe como são formadas as famílias e como existem famílias diferentes, recorte em jornais ou revistas fotos que ilustre os tipos de famílias iguais ou diferentes da sua. Agora cole no seu caderno.


Atividade 3

  • Usando seu caderno, desenhe a sua família; 
  • Agora responda;  
    • Minha família tem _________pessoas. 
    • Meu pai se chama: ______________________________________________ 
    • Minha mãe se chama: ___________________________________________ 
    • Meus irmãos se chamam: ________________________________________

Saiba Mais / Referências:Livro “O grande e maravilhoso livro da família” https://www.youtube.com/watch?v=ZRbhVBVugEQRAMEH.
Rita. WAACK, Luiz. Música “Família” – Álbum: Por que? 2017. (1m59s). Disponível em: https://www.yooutube.com/watch?v=EpDkjnRvWqM.
Objeto de ConhecimentoA vida em famílias diferentes com configurações e vínculos.
Componentes CurricularesHistória e Língua Portuguesa
Habilidades(EF01HI107) Identificar mudanças e permanência nas formas de organização familiar. (EF01HI107-A) Compreender e respeitar a existência de diferentes famílias que constituem a sociedade brasileira, no passado e no presente, analisando que a ideia da família não contempla pessoas apenas do mesmo sangue, mas pessoas que vivem no mesmo domicílio ou constituem um lar, e que essa ideia se modifica no tempo e no espaço. (EF15LP03) Localizar informações explicitas em textos.
Proponentes/ Professores:Lucimar de Souza Fernandes 
Instituição Educacional:Escola Direito do Saber CECOM
CRE:Brasil Di Ramos Caiado.