You are currently viewing BRINCAR PARA APRENDER! APRENDER PARA BRINCAR!

BRINCAR PARA APRENDER! APRENDER PARA BRINCAR!

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 09/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Olá pessoal!! Essa aula foi preparada para toda família aprender, se divertir e interagir!

CHAME TODOS DA CASA PARA EMBARCAR NA ALEGRIA DE APRENDER BRINCANDO!

Hoje a Professora Alda vai nos ensinar tudo sobre um jogo bastante popular no Brasil.

Em alguns lugares ele é conhecido como “Adedanha” ou “Adedonha

Em outros como “Salada de Fruta ou aindaNome-Lugar-Objeto

Aqui em Goiânia ele é conhecido como Stop! Que em português significa PARE!

Seus pais e avós devem conhecer bem esse jogo!

Pergunte para eles como, quando, com quem jogavam e que nome eles davam para esse jogo.

Vamos ver e ouvir com bastante atenção o que a Professora Alda tem para nos ensinar?

“STOP – JOGO & MATEMÁTICA (SND)”  – Canal: Profs Protagonistas  –  Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZXMXPD18qvQ&feature=youtu.be

A professora Alda nos apresentou os materiais necessários e as regras do jogo Stop.

E nos ensinou como desenvolver algumas habilidades importantes da Matemática de forma simples e clara.

Agora vamos aprender um pouco sobre um dos materiais que é utilizado na maioria dos jogos de mesa.

O DADO!

Observe esse sólido geométrico

O CUBO

Ele tem seis faces, todas elas são quadradas e congruentes, ou seja, com a mesma medida

A partir do momento que o cubo passa a ser essa peça do jogo, ele é chamado de dado.

No dado convencional, as soma dos lados opostos é igual a 7, veja algumas formas de compor o esse número:

1 + 6

3 + 4

2 + 5

Você pode fazer o seu dado e colocar outros valores.

Imagine que no seu a soma dos lados opostos seja 9.

2 + 7

3 + 6

4 + 5

Nossa aula está chegando a fim e vamos deixar para você o desafio de construir seu dado, as outras peças do jogo, jogar com toda sua família, se divertir e aprender muito!!!

Um grande abraço a todos vocês que viajaram com a gente por esse mundo rico de diversão e conhecimento!

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano

ComponenteHabilidades
MATEMÁTICA(GO-EF02MA24) Reconhecer números pares e ímpares em sequências numéricas diversas.
(EF01MA05-B) Identificar o antecessor e o sucessor de um número na reta numérica.
(GO-EF02MA26-B) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas.
(EF02MA08-B) Ler e interpretar problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA08-C) Resolver problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, com formas pessoais, tais como desenhos, escrita com palavras, esquemas, de resolução e não por procedimentos convencionais.
(EF02MA08-D) Elaborar problemas, coletivamente, envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais tais como: desenhos, escrita com palavras, esquemas.

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:

“Brincar e aprender – Ens. Fundamental – Ed Finan. e Empreendedorismo A. Ini. – Bl 1 – 9 NOV 2020” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=IjKAoFEAUpM&feature=youtu.be