Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 09/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Olá pessoal!! Essa aula foi preparada para toda família aprender, se divertir e interagir!
CHAME TODOS DA CASA PARA EMBARCAR NA ALEGRIA DE APRENDER BRINCANDO!
Hoje a Professora Alda vai nos ensinar tudo sobre um jogo bastante popular no Brasil.
Em alguns lugares ele é conhecido como “Adedanha” ou “Adedonha”
Em outros como “Salada de Fruta ou ainda “Nome-Lugar-Objeto”
Aqui em Goiânia ele é conhecido como Stop! Que em português significa PARE!
Seus pais e avós devem conhecer bem esse jogo!
Pergunte para eles como, quando, com quem jogavam e que nome eles davam para esse jogo.
Vamos ver e ouvir com bastante atenção o que a Professora Alda tem para nos ensinar?
A professora Alda nos apresentou os materiais necessários e as regras do jogo Stop.
E nos ensinou como desenvolver algumas habilidades importantes da Matemática de forma simples e clara.
Agora vamos aprender um pouco sobre um dos materiais que é utilizado na maioria dos jogos de mesa.
O DADO!
Observe esse sólido geométrico
O CUBO
Ele tem seis faces, todas elas são quadradas e congruentes, ou seja, com a mesma medida
A partir do momento que o cubo passa a ser essa peça do jogo, ele é chamado de dado.
No dado convencional, as soma dos lados opostos é igual a 7, veja algumas formas de compor o esse número:
1 + 6
3 + 4
2 + 5
Você pode fazer o seu dado e colocar outros valores.
Imagine que no seu a soma dos lados opostos seja 9.
2 + 7
3 + 6
4 + 5
Nossa aula está chegando a fim e vamos deixar para você o desafio de construir seu dado, as outras peças do jogo, jogar com toda sua família, se divertir e aprender muito!!!
Um grande abraço a todos vocês que viajaram com a gente por esse mundo rico de diversão e conhecimento!
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano
Componente | Habilidades |
MATEMÁTICA | (GO-EF02MA24) Reconhecer números pares e ímpares em sequências numéricas diversas. (EF01MA05-B) Identificar o antecessor e o sucessor de um número na reta numérica. (GO-EF02MA26-B) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas. (EF02MA08-B) Ler e interpretar problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. (EF02MA08-C) Resolver problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, com formas pessoais, tais como desenhos, escrita com palavras, esquemas, de resolução e não por procedimentos convencionais. (EF02MA08-D) Elaborar problemas, coletivamente, envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais tais como: desenhos, escrita com palavras, esquemas. |
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:
“Brincar e aprender – Ens. Fundamental – Ed Finan. e Empreendedorismo A. Ini. – Bl 1 – 9 NOV 2020” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=IjKAoFEAUpM&feature=youtu.be