You are currently viewing Brincar de Amarelinha

Brincar de Amarelinha

Olá! Você já pulou amarelinha? Hoje vamos conhecer um pouco mais dessa brincadeira que é conhecida e praticada em várias regiões brasileiras. A amarelinha é uma brincadeira tradicional bastante popular, divertida e fácil de aprender.


ATIVIDADE 1

Vamos conhecer a amarelinha? Assista ao vídeo abaixo:

“Desenho Infantil Educativo Animazoo! Brincando de Amarelinha- Episódio Completo | Primeira Temporada” – Canal: Animazoo_Brasil – Link: https://youtu.be/XyKyYlmVRT0

Que tal agora desenhar a sua própria amarelinha? Para facilitar, siga o passo a passo:

  1. Você vai precisar de giz e uma pedrinha;
  2. Desenhe a sequência de números de 1 a 10 (quadrados) no chão;
  3. Vamos às regras: Ninguém pode pisar fora do quadrado; a pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto; só pode colocar um pé em cada quadrado, quando for um quadrado pule de um pé só e quando tiver dois é um pé em cada; não pode pisar no quadrado que estiver com a pedra; deve recolher a pedra na volta.
  4. Se possível convide sua família ou amigos para brincar com você.

ATIVIDADE 2: 

Escreve os números de 1 a 10 em seu caderno. Leia em voz alta para alguém de sua família. Desenhe em seu caderno o jogo de amarelinha e pinte bem colorido. Você gostou de brincar de amarelinha? Se sim, brinque mais vezes!

Aproveite ao máximo a sua infância para brincar e seja muito feliz!!!


Saiba Mais /Referências:

“O Jogo de Amarelinha” – Canal Câmera Cotidiana
https://www.youtube.com/watch?v=-SnQjofAGH8

“Amarelinha (Música infantil)” – Canal keiKei Oficial https://www.youtube.com/watch?v=bA4fMRt7g3c

Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional.
Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais
Componentes CurricularesEducação Física e Arte
Habilidades(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem.
 (GO-EF01AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.
Proponentes/ Professores:Jordania D’Vila Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Ayrton Senna
CRE:Brasil Di Ramos Caiado