You are currently viewing Arte e Educação Física – Brincando em casa na quarentena

Arte e Educação Física – Brincando em casa na quarentena

Olá!

Sabia que mesmo com as aulas suspensas, tem muitas coisas legais para se fazer, e que podem alegrar você e sua família juntos?


A diversão será a palavra de ordem desta atividade, já que anda de mãos dadas com o aprendizado, e queremos te convidar para dar asas à sua criatividade e inventar brincadeiras super divertidas. Vamos lá?

Para iniciar esta atividade, assista ao vídeo “3 Brincadeiras para fazer em Família #emcasa”, do Canal Gi – Buba DIY e aprenda a usar materiais que você já tem em casa para se divertir com brincadeiras muito legais. 

“3 Brincadeiras para fazer em Família” Canal: Gi – Buba DIYhttps://www.youtube.com/watch?v=atYCqKxJFGY

Agora que você já viu algumas possiblidades de criar brincadeiras, e entendeu que é possível evitar que a tecnologia domine todas as horas livres com sua família, está na hora de colocar seu conhecimento em prática.

Brincando vai ter a oportunidade de descobrir como é legal aproveitar o seu tempo se divertindo ao lado de pessoas que ama.  Vamos para a diversão? 

Veja o vídeo abaixo, com ele você vai conhecer 3 brincadeiras bem legais e fáceis de brincar com toda sua família, no Canal Tio Rapha:

“3 BRINCADEIRAS PARA FAZER NA QUARENTENA / TIO RAPHA” Canal: Tio Rapha – https://www.youtube.com/watch?v=HM6fICEU7xA

Agora, Mãos na massa! Vamos produzir, juntos, a primeira brincadeira sugerida pelo tio Rapha:

1. Primeira brincadeira, o “Desafio dos Pontinhos”:

Você vai precisar de:

  • Duas folhas de papel sem linhas (sem pauta);
  • Régua, lápis de cor, canetinhas, giz de cera;
  • Uma tesoura sem ponta.

Como Fazer (instruções)

  • Comece fazendo um quadrado grande em uma das folhas;
  • No meio do quadrado você riscará um x;
  • Em cada encontro dos cantos do quadrado você fará um pontinho, e no meio do x também;
  • Deixe um lado do quadrado sem riscar;
  • Em uma folha desenhe 4 círculos e pinte-os com suas cores preferidas);
  • Recorte os círculos;

Como Jogar (instruções)

  • Separe 2 bolinhas para cada jogador, e durante a brincadeira vocês se desafiarão a deixar o outro competidor sem jogadas possíveis.
  • Importante: só pode deslocar as bolinhas em cima das linhas.

Pronto, agora é só brincar!

O que você achou destas brincadeiras? 

Foi legal brincar com sua família? 

De qual brincadeira você mais gostou?

Para registrar a aprendizagem de hoje, produza um pequeno texto falando sobre isso, e no final dele faça um desenho bem caprichado da brincadeira que você achou mais divertida. 

Não se esqueça de desenhar todos os que participaram das brincadeiras.

Capriche!

Saiba Mais | Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=8wfZvM-QvI0&feature=youtu.be
“Construa sua peteca e brinque em casa!” Canal:Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem – https://www.youtube.com/watch?v=8wfZvM-QvI0&feature=youtu.be

“10 Brinquedos fáceis de fazer com material reciclável – Oficina de Ideias” Canal: Oficina de Ideias – https://www.youtube.com/watch?v=v0hgGAuWetc


Objeto de ConhecimentoARTE
Conceitos, histórias e cultura popular no contexto familiar e regional.Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo;Múltiplas linguagens; Valores morais; Regras; 
Habilidades(EF35EF01-B/02-GYN) vivenciar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, contemplando as de matrizes indígenas e africanas, valorizando a importância desse patrimônio histórico e cultural, bem como recriar, planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos. 
(EF46AR24-GYN) caracterizar e experimentar situações que permitam o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, fazendo relação com as experiências em artes visuais. 

Proponentes/ Professores:Edinalva Farias Brito
Instituição Educacional:Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância– Turma C – 3º ano – Corpo, Expressão e Movimento