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Brincando e aprendendo Matemática.

Olá! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre cálculos. Vamos descobrir o quanto a Matemática está  presente em nosso cotidiano.  Será que existe apenas uma forma de realizar cálculos? Vamos juntos pensar em algumas estratégias para a resolução de adição e subtração.


ATIVIDADE 1

Vamos iniciar nossa aula ouvindo a história dos números assistindo ao vídeo:

“matemática pra que” Canal: Vitoria Videos – https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE&app=desktop

 Você gostou do vídeo? Viu como a matemática sempre esteve presente na história  da humanidade? É por isso que estudamos Matemática na escola. Com o passar do tempo, a matemática foi ganhando formas e normas, para facilitar a compreensão. 

VAMOS PENSAR UM POUCO!! 

Olhe em sua volta, na sua própria casa, onde você vê a matemática?  Registre em seu caderno. 

ATIVIDADE 2 

Agora vamos para o segundo vídeo. Nele vamos aprender uma maneira bem legal para calcular adição.

“Jogo pedagógico Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão” Canal:Boletim Escolar Online – https://www.youtube.com/watch?v=a5hhP_RXbv0&feature=youtu.be

Agora que você assistiu ao vídeo, vamos pôr em prática o que aprendeu! Em seu caderno, realize as adições utilizando o método com post it. Calcule:

675 + 248=

928 + 174=  

ATIVIDADE 3

Para realizarmos a atividade 3, vamos assistir a mais um vídeo.

“Aula + Atividade | COMO FAZER SUBTRAÇÃO COM E SEM RESERVA | Assim Eu Aprendo” Canal:Assim Eu Aprendo – https://www.youtube.com/watch?v=Jjw9vnfsUAA&feature=youtu.be

No seu caderno, vamos aplicar o que aprendeu com o vídeo. Resolva  as subtrações:

865 – 342= 

865 – 326=

865 – 276= 

 HORA DO DESAFIO!

Clique no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AyWV53BYjChczvJrurdGSnx8wEXGzAMub2qm9vv7srtgyCAtYg75unXpJhPK/ativaula-mat3-04num09.pdf .

Resolva o desafio. Depois faça os registros no caderno. 

ATIVIDADE 4 

 Hora da diversão com a Matemática! Você vai assistir ao último vídeo da aula de hoje. Você aprenderá uma maneira bem divertida  de calcular.

“JOGOS COM TABULEIRO RECICLÁVEL PARA ESTIMULAR A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO” Canal:Taise Agostini – https://www.youtube.com/watch?v=ARCICfABFGo&feature=youtu.be

Seja criativo! 

Você pode utilizar o material que estiver disponível em sua casa. 

Brincar e aprender. 


Saiba Mais | Referências:

“Problema Dos 35 Camelos” – https://www.slideshare.net/Nathercia/problema-dos-35-camelos

Componente CurricularMatemática 
Objeto de ConhecimentoFatos básicos da adição e subtração. Procedimentos de cálculo mental e escrito com adição e subtração de números  naturais.Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades: Adição e subtração de números naturais.  
Habilidades(EF03MA03-B) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Exemplo: 5 + 2 = 7 fato básico da adição ; 7 x 2 = 14, fato básico da multiplicação.   (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos.
(EF03MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, envolvendo situações do cotidiano como, juntar um grupo de 3 objetos a outro de 8 objetos, formam outro com 11 objetos; acrescentar 3 objetos a um grupo com 8 objetos, forma-se um novo grupo com 11 objetos; há um grupo com 11 objetos e dele separa-se um grupo de 8 objetos, o outro grupo terá 3 objetos;  de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos e sobra um grupo com 8 objetos; comparar um grupo com 11 objetos que  tem 3 objetos a mais do que um grupo de 8 objetos; e em um grupo com 8 objetos, para completar 11, é preciso acrescentar 3.

Proponentes/ Professores:Ana Amélia Maciel Reis. Andrea Marques da Costa Sanches; Cleonice Vieira de Souza; Elen Crisley da Silva; Tatiane Rosa Nunes; Maildes Rodrigues Pimenta Azevedo; Zélia Maria Lino Farias; 
Instituição Educacional:Escola Municipal Residencial Itaipu. 
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – C – 3º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo