Olá! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre cálculos. Vamos descobrir o quanto a Matemática está presente em nosso cotidiano. Será que existe apenas uma forma de realizar cálculos? Vamos juntos pensar em algumas estratégias para a resolução de adição e subtração.
ATIVIDADE 1
Vamos iniciar nossa aula ouvindo a história dos números assistindo ao vídeo:
Você gostou do vídeo? Viu como a matemática sempre esteve presente na história da humanidade? É por isso que estudamos Matemática na escola. Com o passar do tempo, a matemática foi ganhando formas e normas, para facilitar a compreensão.
VAMOS PENSAR UM POUCO!!
Olhe em sua volta, na sua própria casa, onde você vê a matemática? Registre em seu caderno.
ATIVIDADE 2
Agora vamos para o segundo vídeo. Nele vamos aprender uma maneira bem legal para calcular adição.
Agora que você assistiu ao vídeo, vamos pôr em prática o que aprendeu! Em seu caderno, realize as adições utilizando o método com post it. Calcule:
675 + 248=
928 + 174=
ATIVIDADE 3
Para realizarmos a atividade 3, vamos assistir a mais um vídeo.
No seu caderno, vamos aplicar o que aprendeu com o vídeo. Resolva as subtrações:
865 – 342=
865 – 326=
865 – 276=
HORA DO DESAFIO!
Clique no link:
Resolva o desafio. Depois faça os registros no caderno.
ATIVIDADE 4
Hora da diversão com a Matemática! Você vai assistir ao último vídeo da aula de hoje. Você aprenderá uma maneira bem divertida de calcular.
Seja criativo!
Você pode utilizar o material que estiver disponível em sua casa.
Brincar e aprender.
Saiba Mais | Referências:
Componente Curricular | Matemática |
Objeto de Conhecimento | Fatos básicos da adição e subtração. Procedimentos de cálculo mental e escrito com adição e subtração de números naturais.Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades: Adição e subtração de números naturais. |
Habilidades | (EF03MA03-B) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Exemplo: 5 + 2 = 7 fato básico da adição ; 7 x 2 = 14, fato básico da multiplicação. (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos. (EF03MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, envolvendo situações do cotidiano como, juntar um grupo de 3 objetos a outro de 8 objetos, formam outro com 11 objetos; acrescentar 3 objetos a um grupo com 8 objetos, forma-se um novo grupo com 11 objetos; há um grupo com 11 objetos e dele separa-se um grupo de 8 objetos, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos e sobra um grupo com 8 objetos; comparar um grupo com 11 objetos que tem 3 objetos a mais do que um grupo de 8 objetos; e em um grupo com 8 objetos, para completar 11, é preciso acrescentar 3. |
Proponentes/ Professores: | Ana Amélia Maciel Reis. Andrea Marques da Costa Sanches; Cleonice Vieira de Souza; Elen Crisley da Silva; Tatiane Rosa Nunes; Maildes Rodrigues Pimenta Azevedo; Zélia Maria Lino Farias; |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Residencial Itaipu. |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – C – 3º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo