You are currently viewing Brincando com Frações

Brincando com Frações

Olá, tudo bem com você? Hoje vamos ensinar sobre frações,
para você compreender que elas fazem parte do nosso dia a dia. Portanto, saber sobre as frações e conhecer seus termos,
é importante por isso fique atento e perceba que você usa
frações no seu dia-a-dia.


ATIVIDADE 01
Vamos conhecer e compreender o Conceito de Fração?

O que é fração? Fração é a representação matemática das partes de determinada quantidade que foi dividida em pedaços ou fragmentos iguais.

As frações são úteis em várias situações, principalmente para representar algo que não conseguimos apresentar através de números naturais.


Pensemos neste exemplo: Maria comprou uma pizza e dividiu em 4 fatias iguais. Como não estava com muita fome, ela comeu apenas uma fatia. Que fração da pizza Maria comeu? No exemplo acima que das 4 fatias de pizza que Maria tinha, ela comeu apenas uma, ou seja, 1 de 4.

Isso pode ser escrito como uma fração:

Os termos de uma fração são: Numerador: vem do latim numeratus e significa “contar”.

Denominador: sua origem é do latim denominatus e significa “dar nome”. 

No nosso exemplo, o número 1 representa o numerador da fração e indica quantas  partes foram tomadas. Já o número 4, representa o denominador da fração e indica  em quantas partes o todo foi dividida. 

Agora é a sua vez de demonstrar o que aprendeu sobre o Conceito de Fração. Vamos analisar o seguinte exemplo:

João resolveu comprar uma maçã para o seu  lanche da tarde, mas ao chegar da feira encontrou dois colegas da escola que foram  visitá-lo e decidiu dividir a sua maçã com seus colegas em pedaços iguais.  

Você acha que o João fez certo, decidir dividir o seu lanche com os colegas? Sendo você, como faria esta divisão? Por quê? 

Como você poderia dividir a maçã para que todos comessem pedaços iguais?

O que você acha desta frase?

“Quem parte e reparte e não fica com a melhor  parte, ou é bobo ou não tem arte”. 

 Agora, registre suas respostas numa folha separada ou no seu caderno, coloque a  data em que está fazendo a atividade. E aproveite para: 

● Representar a fração correspondente à divisão feita por João e identificar os  termos dessa fração. 

Veja mais sobre o assunto em: 

https://www.todamateria.com.br/como-citar

ARITMÉTICA-MATEMÁTICA: O que é fração? Toda Matéria, 2020. Disponível em  https://www.todamateria.com.br/como-citar/. Acesso em 07 ago. 2020. 

ATIVIDADE 02 

Com base na atividade 01, apresentada acima, assista ao vídeo: Frações 01- definição e representação,  

Canal: Boletim Escolar Online. “Definição e representação”- https://www.youtube.com/watch?v=-5M2lnu9hno&feature=youtu.be

 Atividade extra: Agora com ajuda do seu responsável, utilize as mesmas  ferramentas do vídeo frações 01: definição e representação e realizem outras frações,  registrando-as: no seu caderno ou em folha (colar no caderno). 

ATIVIDADE 03 

Na atividade 02, vocês utilizaram chocolate. Agora assista ao vídeo Frações 02 – Frações de figuras e frações do Tangram. 

Canal: Boletim Escolar Online “Frações de figuras e frações do Tangram” – https://www.youtube.com/watch?v=Cw24zlqa3dg&feature=youtu.be,

Atividade extra 1:

Com a ajuda do seu responsável, faça desenhos como no vídeo da  atividade 03 e descubra qual a sua fração. Registre em: seu caderno ou em folha (colar  no caderno) e não se esqueça de registrar também a data em que você esta fazendo a  atividade. 

Atividade extra 2:

Com a ajuda do seu responsável, faça um tangram, e encontre as  frações que estão no vídeo da atividade 03. Faça seu registro em: seu caderno ou em  folha (colar no caderno) e guarde o seu tangram para socializá-lo num outro momento  com seus colegas e professores. 


Saiba Mais |  Referências:

canal:Theorema “Como surgiram os números”- https://www.youtube.com/watch?v=WKra9-e2Oqs&feature=youtu.be

Canal: Laboratório Virtual “Dominó de frações”https://www.youtube.com/watch?v=OIx1EA6IBps

Canal: Três Espiãs Demais Desenhos “TUTORIAL : COMO FAZER AS 7 PEÇAS DO TANGRAM”- https://www.youtube.com/watch?v=lQB10QXKPd0

Objeto de
Conhecimento
Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5,1/10 e 1/100);
Frações unitárias mais usuais em uso no contexto diário.
Componente
Curricular
Matemática
Habilidades(EF04MA08-C) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais como desenho, diagrama, tabela, árvore de possibilidades ou escrita multiplicativa.
(EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário.
(EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria.
(EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos.

Proponentes/
Professores:
Hygor Ricardo Ramalho Dias
Alesandra Batista Santos Travassos
Luiz Carlos de Oliveira
Irismar Ribeiro de Alencar.
Instituição
Educacional:
Escola Municipal Zevera Andrea Vecci
CRE:Maria Thomé Neto