You are currently viewing Língua Portuguesa, Geografia e História – Brincando com as palavras

Língua Portuguesa, Geografia e História – Brincando com as palavras

Olá crianças! Chegou a hora da história, vamos ouvir a historia “ Zungo Zunzungo” de Antônio Elias de França, será porque essa história tem esse nome?, vocês imaginam?

Agora que fizemos a leitura, você entendeu que os insetos estavam apenas brincando, ou seja, criando uma brincadeira. Vocês lembra da brincadeira.?- era um faz de conta. O que os insetos fizeram para organizar a brincadeira? Utilizou algum brinquedo?, Quem não gosta de brincar com os amigos. Para brincar temos que respeitar o próximo, sem ofender os colegas com palavras
e atitudes agressivas.

Atividade – 1

Vamos pensar em brincadeiras que podemos fazer ao ar livre? Pular-corda, elástico, corre cutia, ou podemos imaginar e criar, dentre outras. Escreva em uma folha as brincadeiras que você conhece e, se a brincadeira utiliza algum brinquedo.

Atividade – 2

Brincar é muito bom! Agora, vamos brincar com as palavras. As palavras que terminam iguais são conhecidas como rimas, possuem sons parecidos e costumam terminar com as mesmas letras, Iguais a estas, JOANINHA- ABELHINHA. Volte no texto “Zungo Zunzungo” e encontre as palavras que terminam com o mesmo som e fale em voz alta.

Atividade – 3

Agora você sabe que as palavras que rimam terminam com sons parecidos. JOANINHA, rima com quais outras palavras? Pense e registre.

Atividade – 4

Vamos brincar!! Jogo das rimas Agora que você já está dominando as rimas vamos brincar? As regras são assim: cada rodada o participante escolhe uma carta com uma figura e o nome dela escrito. Depois ele precisa encontrar o máximo de cartas que conseguir com as rimas que combinam com essa palavra. Esse jogo pode ser jogado online também com toda a família.

Saiba Mais |Referências:

“Músicas das rimas :: Música Infantil Interativa” Canal: O Baú da Camilinha-https://www.youtube.com/watch?v=eK3QEl2KUjA&feature=youtu.be

“Vídeo aula português, rimas, Alfabetização, primeiro” Canal: Vanessa krausz professora-https://www.youtube.com/watch?v=x-qf4dB4KFw&feature=youtu.be

Objeto de Conhecimento. Os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
• Compreensão em leitura
• Consciência fonológica: consciência de palavras, consciência silábica; consciência fonêmica.
• Semelhanças e diferenças dos sons das sílabas
• Relação fonema e grafema
Habilidades(EF01GE02-D) Desenvolver noções de cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima nas brincadeiras vivenciadas.
(GO-EF01HI05-B) Compreender que os brinquedos e brincadeiras são produzidos/criados em diferentes contextos, espaços e tempos, e forma artesanal e industrial.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler
(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre os sons das sílabas iniciais, finais
(EF01LP02) Escrever espontaneamente