You are currently viewing Brincadeiras e jogos da cultura popular do Brasil

Brincadeiras e jogos da cultura popular do Brasil

“Do Oiapoque ao Chuí! Você já ouviu falar dessa expressão popular? Sim? Não?…

Então, vamos viajar pelo Brasil para conhecer suas tradições, culturas e brincadeiras em várias regiões. E, também, conhecer o significado dessas duas palavras: Oiapoque e Chuí. Ah, será uma viagem virtual!!

Assista aos vídeos seguir, eles retratam as maneiras de brincar da Região Norte e da Região Sul, assim vamos passar pelos pontos mais distantes do Brasil.

Brincadeiras Regionais |  Região Sul

Conhecendo Santa Catarina

Conhecendo “Chui”

Viu só! O “Chuí” é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil que faz fronteira com o país Uruguai.

Brincadeiras Regionais | Região Norte

Conhecendo “Oiapoque”

E o “Oiapoque” é um município brasileiro no extremo norte do país, no estado do Amapá, Região Norte do país, na fronteira com a Guiana Francesa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Agora é possível entendermos melhor porque a expressão, dita pela primeira vez por Marechal Cândido Rondon, “Do Oiapoque ao Chuí” ficou famosa. Foi por causa da distância entre as duas cidades. Hoje, outros estudos e pesquisas mostram que usar essa expressão pode estar equivocada. Mas, utilizamos nesse contexto para demonstrar as manifestações culturais das regiões norte e sul!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Então, em nossa viagem virtual, conhecemos alguns aspectos da diversidade cultural do Brasil.

Agora, que tal aproveitar a internet e procurar mapas do Brasil, ou pegar algum livro seu que tenha em casa, e identificar todas as regiões do Brasil e países que estão ao nosso redor? Vamos lá?!?!

Já pensou na quantidade de pessoas que você conhece que moram em outras regiões do Brasil? De quais regiões elas são e como elas costumavam brincar quando crianças? Pesquise entre as pessoas do seu convívio, não precisa sair de casa, você pode usar as redes sociais. Vamos lá?

______________________________________

Saiba mais:

Brincadeiras Regionais | Nordeste

Brincadeiras Regionais | Sudeste

Brincar é universal: brincadeiras tradicionais de vários estados

Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento

Habilidades:

Educação Física
(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.