You are currently viewing Arte  e Educação Física – Brincadeiras e danças musicais

Arte e Educação Física – Brincadeiras e danças musicais

As brincadeiras cantadas são formas de aprendizado. Seres humanos aprendem muito brincando. Brincadeira é coisa séria.


Olá! Seja bem-vindo e bem-vinda ao Conexão Escola, elaborado pela Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte! Hoje, vamos falar sobre Corpo, Expressão e movimento, sobre brincadeiras e danças e músicas.


Você sabia que nosso país é um celeiro cultural?

Sim, ele abriga manifestações artísticas e culturais de diversos lugares do mundo. Especialmente dos povos que vieram do continente Africano, da Europa e dos povos Indígenas que já moravam aqui quando os colonizadores portugueses chegaram em nossas terras brasileiras.

As cantigas de roda, serenatas, caboclinhos, catiras, são apenas alguns exemplos dessa rica arte musical e dançante. São músicas para refletir, contar histórias, expressar a religiosidade, dançar. Músicas e brincadeiras que, como já dissemos, são compostas por pessoas simples ou não e passadas de geração em geração.

Nós, mamíferos, e especialmente nós, humanos, somos seres sociais e gostamos de contar histórias, de cantar e de brincar. Aprendemos e ensinamos várias coisas nos momentos em que estamos reunidos, brincando e cantando com nossos familiares, nossos amigos, nossos professores e colegas, na escola ou virtualmente. O importante é brincar e ser feliz. Sem mais delongas,

vamos brincar com a CIA CULTURAL BOLA DE MEIA? Eles irão nos ensinar algumas brincadeiras com percussão corporal, danças, parlendas e rodas cantadas.


CIA CULTURAL BOLA DE MEIA Rodas e Brincadeiras Cantadas parte do Show de Música Infantil

Legal demais não é mesmo?

Quem aprendeu a fazer o som da chuva? E as
cantigas? Se perdeu alguma coisa já sabe, aqui no nosso Portal Conexão Escola você poderá visitar essas brincadeiras o quanto quiser.

Vocês perceberam que os brincantes e contadores de histórias geralmente se enfeitam com roupas coloridas, fitas, botões. Utilizam algum tipo de instrumento musical convencional ou não convencional, igualmente enfeitados com fitas e também algum material que represente os
personagens das histórias contadas. Os brincantes e contadores de histórias e os cantadores ou cantores brincantes fazem isso para que nossos olhos e corações se encham de alegria e curiosidade, para que agucemos nossa imaginação.


Vamos conhecer agora, o músico, compositor, contador de histórias e educador musical Marcelo Serralva.

Ele e sua filhinha irá nos ensinar a confeccionar dois personagens de histórias folclóricas. O primeiro é o Boi do Bumba-meu-boi, e o outro é o Boitatá, da história de mesmo nome. Os dois personagens foram feitos a partir de materiais recicláveis. Sabia que podemos e devemos incorporar a cultura do R, para auxiliar na limpeza e saúde de nosso meio ambiente. Mas sobre isso falaremos em outro momento. Lembrando que devemos tomar cuidado com os materiais cortantes, portanto, não manuseie esses materiais. Peça ajuda para um adulto ok. Vamos para os vídeos.


https://www.youtube.com/watch?v=kCK6BZcnwNQ&t=73s
BOIBUMBÁ DE GARRAFA PET | ATIVIDADE MUSICAL PARA O FOLCLORE | COMO FAZER

BOITATÁ MUSICAL | RECURSO LÚDICO PARA O DIA DO FOLCLORE E MÚSICA: CUIDADO COM O BOITATÁ!

Bom demais não é! Muito interessante.

Mas agora vamos nos despedir
deixando para vocês uma catira com o grupo CIA BOLA DE MEIA, com a canção de Celso Pan intitulada Catira do passarinho. Tente fazer esse jogo de palmas e pés da catira, desafie seus familiares a dançarem com você.


Catira do Passarinho – Música do Espetáculo “Rodas e Brincadeiras Cantadas” Autoria:
Celso Pan

E não se esqueça: fique em casa, lave sempre as mãos, cuide dos seus, cuide de você, e se precisar sair, use máscara. Logo estaremos juntos novamente! Até mais!


OBJETOS DE CONHECIMENTO

Sons corporais e sons do ambiente.

Patrimônio e memória cultural material e imaterial do Brasil.

Brinquedos, jogos musicais e canções de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Criação musical.

Relações processuais entre as linguagens.


HABILIDADES

Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no próprio corpo, como instrumentos de prática musical.
Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem
musical e às diferentes linguagens artísticas.
Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Desenvolver a criatividade, imaginação e expressividade musical, por meio de improvisações e composições individuais e coletivas, vivenciando diferentes formas musicais.
Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre a linguagem musical e as diversas linguagens artísticas.

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES.