You are currently viewing Educação Física – Brincadeira e jogo da cultura popular (Amarelinha).

Educação Física – Brincadeira e jogo da cultura popular (Amarelinha).

Olá! Hoje a atividade desenvolvida será uma brincadeira da cultura popular, chamada amarelinha. Através dessa brincadeira, você irá aprender: noção de espaço, número, cooperação e respeito às regras.

“BRINCADEIRA DE JOGAR AMARELINHA” – Canal: Piá na Web – Link: https://www.youtube.com/watch?v=brw_6T9rJps

Agora é com você, basta seguir as regras! Convide alguém da sua família para brincarem juntos!

Siga a regras:

  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.
  2. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
  3. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa ao lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
  4. Quando chegar ao céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.
  5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
  6. Perde a vez quem:
    • Pisar nas linhas do jogo
    • Pisar na casa onde está a pedrinha
    • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
    • Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
  7. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
4e507baeef788b36cf23e68ae08e7b71.jpg (1012×1067)

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/366832332152002959/


Saiba Mais /Referências:https://revistacrescer.globo.com/Quintal/Brincadeira-boa/noticia/2013/03/brincadeiras-amarelinha.htmlhttps://www.google.com/search?q=amarelinha
Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e Jogos da Cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História Valores Regras
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Proponentes/ Professores:Derly Maria de Souza Rezende
Instituição Educacional:Centro Promocional Todos os Santos I
CRE:Brasil Di Ramos Caiado