Olá! Hoje a atividade desenvolvida será uma brincadeira da cultura popular, chamada amarelinha. Através dessa brincadeira, você irá aprender: noção de espaço, número, cooperação e respeito às regras.
Agora é com você, basta seguir as regras! Convide alguém da sua família para brincarem juntos!
Siga a regras:
- Cada jogador precisa de uma pedrinha.
 - Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
 - Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa ao lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
 - Quando chegar ao céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.
 - A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
 - Perde a vez quem:
- Pisar nas linhas do jogo
 - Pisar na casa onde está a pedrinha
 - Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
 - Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
 
 - Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/366832332152002959/
| Saiba Mais /Referências: | https://revistacrescer.globo.com/Quintal/Brincadeira-boa/noticia/2013/03/brincadeiras-amarelinha.htmlhttps://www.google.com/search?q=amarelinha | 
| Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e Jogos da Cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História Valores Regras | 
| Componente Curricular | Educação Física | 
| Habilidades | (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. | 
| Proponentes/ Professores: | Derly Maria de Souza Rezende | 
| Instituição Educacional: | Centro Promocional Todos os Santos I | 
| CRE: | Brasil Di Ramos Caiado | 
